Václav Havel morreu

Mais Lidos

  • A III Guerra pode ter começado esta semana. Artigo de Michael Hudson

    LER MAIS
  • Contra a guerra injusta e injustificada com o Irã. Editorial da revista jesuíta America

    LER MAIS
  • Neste proscênio de 2026, onde a restauração trumpista não apenas reconfigura mapas, mas desarticula a própria gramática da diplomacia liberal, o Rio de Janeiro emerge não como um enclave de exceção, mas como o laboratório biopolítico mais avançado do Sul Global

    Arquitetura da impunidade e predação do pneuma: o Rio de Janeiro como laboratório da noite feroz. Entrevista com Luiz Eduardo Soares

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

19 Dezembro 2011

Aos 75 anos, morreu na manhã deste domingo Václav Havel, dramaturgo tcheco que lutou com Dubcec contra a ditadura na Primavera de Praga em 1968 e que foi eleito presidente da Tchecoslováquia em 1989.

A reportagem é do sítio Atrio, 18-12-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Ele acreditava na democracia que vem do povo consciente e facilitou a expressão da sua vontade inclusive para dividir o país em dois, permanecendo de 1992 a 2003 como presidente da República Tcheca.

Façamos memória de um homem democrata e humanista que o foi tanto na oposição quanto no poder.