15 Julho 2011
A federação das Irmãs de São José dos Estados Unidos apoiou publicamente ontem a sua integrante Elizabeth Johnson, cujo livro Quest for the Living God foi duramente criticado pela comissão de doutrina dos bispos dos EUA em abril.
A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada no sítio National Catholic Reporter, 14-07-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A declaração pública de apoio surgiu enquanto cerca de 900 membros da ordem se reuniram em St. Louis para um encontro que ocorre a cada cinco anos, para comemorar o 175º aniversário da congregação nos Estados Unidos.
"Enquanto nos reunimos neste 175º aniversário [...] levantam-nos com e por Elizabeth Johnson, CSJ [...] teóloga, líder, estudiosa, pesquisadora, professora, autora, oradora, colega – e, o mais importante, nossa irmã", diz a declaração, que, de acordo com a irmã de São José Joanne Gallagher foi aprovada "por uma ovação de pé".
"[Johnson] exemplifica a verdadeira missão das Irmãs de São José ao longo da história, `que todos sejam um`", continua a declaração, que está disponível no sítio das religiosas.
O apoio das irmãs a Johnson, professora da Fordham University, é o último de uma saga de meses de duração em torno do seu livro.
A comissão de doutrina dos bispos, no final de março, depois de estudar o livro de Johnson durante um ano, concluiu que ele "não está de acordo com a autêntica doutrina católica em pontos essenciais" e "mina completamente o Evangelho e a fé daqueles que creem no Evangelho".
Johnson respondeu à carta dos bispos no dia 1º de junho com uma carta de 38 páginas, defendendo vigorosamente a ortodoxia do seu livro, escrevendo que ele havia sido "completamente mal compreendido e consistentemente mal distorcido na declaração da comissão".
No encontro anual dos bispos dos EUA em Bellevue, Washington, no dia 15 de junho, o padre capuchinho Thomas Weinandy, diretor-executivo do Secretariado para a Doutrina dos bispos, disse que os bispos iriam estudar a resposta de Johnson "muito minuciosamente", mas uma resposta formal poderia demorar "meses".
Gallagher disse que a federação nacional esperou para fazer a sua declaração até o encontro anual para que elas pudessem "fazer isso de forma pública", com a presença das coirmãs de Johnson.
Ela também observou que a declaração foi aprovada pelo conselho de liderança da federação, que representa 7.000 membros professos e 2.800 associados nos EUA
No início do encontro, as irmãs se focaram no tema "Zelo pela cura do universo sagrado de Deus".
Entre as várias apresentações principais estiveram a da irmã Cathy Nerney, intitulada "Os horizontes do nosso zelo: Rumo a um mundo uno", e a da autora Margaret Wheatley, intitulada "Além da esperança e do medo: A energia libertadora do zelo".
Em sua apresentação, que está disponível no sítio das irmãs, Nerney, professora associada de estudos religiosos da Chestnut Hill College, pediu que os presentes respondessem três perguntas ao levar em consideração o futuro da ordem:
O discurso de Nerney conclui: "Nós nos reunimos aqui para recuperar o zelo ardente da nossa fundação original norte-americana. O lugar para onde iremos a partir daqui será ser proporcional ao amor de Deus que enche os nossos corações. Que esse amor possa refletir o modelo do próprio Jesus. Que outros possam dizer de nós o que os primeiros discípulos diziam dele: `Na verdade, o zelo pela Casa de Deus o consome`".
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Comunidade religiosa apoia publicamente teóloga questionada - Instituto Humanitas Unisinos - IHU