20 Dezembro 2013
A edição número 45 dos Cadernos IHU em formação, intitulada Agamben busca trazer ao debate entrevistas já publicadas pelo IHU sobre o pensamento do filósofo italiano Giorgio Agamben, cujas proposições oferecem chaves importantes para a compreensão e o questionamento da época que vivemos, num estilo peculiar de construção filosófica, ora aparentemente de fácil compreensão, como é o caso de Profanações, ora hermeticamente elaborada, como em O Reino e a Glória.
Nascido em Roma em 1942, Giorgio Agamben é um dos filósofos mais instigantes da atualidade, autor de obras que refletem desde a estética até a política. Entre suas ideias destacam-se os conceitos de homo sacer, estado de exceção e vida nua, assim como uma abordagem peculiar sobre o messianismo, a partir da influência de Walter Benjamin. Além do pensador da Escola de Frankfurt Michel Foucault, Martin Heidegger e Aristóteles são basilares para a composição de sua filosofia.
Refletindo a partir de sua filosofia em pleno desenvolvimento, os Cadernos IHU em formação reúnem entrevistas especiais já publicados pela IHU On-Line. Nota-se que no Brasil há um particular florescimento em termos de produção acadêmica e traduções das obras de Agamben.
Este caderno conta com artigos de Castor Bartolomé Ruiz, professor do PPG de Filosofia da Unisinos e entrevistas do filósofo Rossano Pecoraro (UNIRIO), de Jasson da Silva Martins (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB), de Daniel Arruda Nascimento (Universidade Federal Fluminense - UFF), de Edgardo Castro (Universidad Nacional de San Martín – UNSAN, Buenos Aires), além de Fabrício Carlos Zanin (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - ULBRA), Sandro de Souza Ferreira (FEEVALE), Rodrigo Karmy Bolton (Universidade do Chile), Flávia Costa (Universidade de Buenos Aires – UBA) e Oswaldo Giacoia Jr (UNICAMP).
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O pensamento de Agamben em perspectiva - Instituto Humanitas Unisinos - IHU