10 Abril 2013
Está se aproximando o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC 2013), que ocorrerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), no período de 18 a 21 de julho de 2013. Será um congresso que buscará pensar o papel das universidades católicas e as pastorais universitárias, detendo-se sobre o tema "Novos tempos, novos sentidos". Também será um espaço aberto às instituições de ensino superior católicas do mundo e às diversas pastorais universitárias para discutir o seu papel diante da atual realidade marcada por grandes mudanças, conforme nos afirma o documento da Vª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe (DA, 33).
A informação é de Carlos Frederico Barboza de Souza, professor da PUC-MG.
Antecedendo à Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar na cidade do Rio de Janeiro, é uma realização da PUC Minas, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte, em conjunto com a Santa Sé – por intermédio da Sagrada Congregação para a Educação Católica –, com a Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Organização de Universidades Católicas da América Latina e Caribe (ODUCAL), a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e a Arquidiocese de Belo Horizonte.
Junto à PUC Minas, o CMUC 2013 contará também com o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Seu público alvo é o universitário. Neste sentido, teremos presentes estudantes, professores, funcionários, reitores, membros de pastorais universitárias.
Pautado na temática principal, Novos tempos, novos sentidos, o CMUC 2013 se articulará ao redor de quatro eixos:
1) Fé e crise de sentido;
2) Espiritualidade e Comunicação: lócus de construção do humano;
3) Família, amizade, afetividade e sexualidade: desafios para um amor integral;
4) Universidade, cultura da paz e protagonismo juvenil.
Por meio de grandes conferências e mesas redondas, estas temáticas serão abordadas, sendo que já temos confirmados os seguintes conferencistas:
Prof. Dr. Antônio Spadaro, SJ (sacerdote, Italia)
Jornalista Beatriz Castro (Brasil)
Prof. Dr. Bruno Forte (Bispo, Itália)
Prof. Bunker Roy (Barefoot College Índia)
Meagan Carnahan Fallone (Barefoot College, Nova Zelândia/Índia)
Prof. Dr. Christian Roncagliolo Pacheco (sacerdote, Chile)
Prof. Dr. João Batista Libanio, SJ (sacerdote, Brasil)
Prof. Dr. José Tolentino Mendonça (sacerdote, Portugal)
Profª. Dra. Marta Séïde (religiosa, Haiti/Itália)
Músico e compositor, Martin Valverde (Costa Rica/México)
Prof. Nathalie Becquart (religiosa, França)
Prof. Dr. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, SJ (sacerdote, Brasil)
Prof. Ms. Ricardo Fenati (Brasil)
Prof. Dr. Michael James (EUA)
Além das conferências e mesas redondas, teremos Atividades Variadas, que são um conjunto de atividades que se realizarão nos períodos da tarde e que se configuram de várias formas: minicursos, fóruns, painéis, mostras artístico-culturais e arenas temáticas. As arenas consistirão na apresentação de trabalhos de pesquisa, estudos e/ou relatos de casos que serão agrupados de acordo com a proximidade da temática abordada.
Qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou de uma pastoral universitária pode submeter para avaliação uma proposta ou de trabalho a ser apresentada na Arena Temática ou de outras Atividades, conforme os modelos acima mencionados. A Comissão Organizadora garante a avaliação das propostas submetidas até o dia 15 de abril, embora se esforçará para atender o que for submetido posteriormente.
Já temos confirmados um Fórum de Reitores, uma Arena Temática específica para a pastoral universitária, um Fórum de professores de Cultura Religiosa ou disciplinas teológicas presentes nas graduações de IES Católicas, dentre outros.
Por fim, vale ressaltar que teremos uma Feira de Universidades, local que será disponibilizado sem custos e no qual as universidades poderão se apresentar e apresentar um pouco de sua ação na graduação, pesquisa, extensão e pastoral, além de ser um ótimo espaço para troca de ideias contatos e estabelecimento de parcerias.
Sua instituição e presença serão muito bem vindas entre nós!
Para maiores informações, favor consultar nosso site: www.cmuc.pucminas.br.