Zuckerberg, do Facebook, entra para a arena política

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Março 2013

Mark Zuckerberg está adicionando um novo título à sua lista: organizador político.

O diretor-presidente do Facebook Inc., de 28 anos, está no processo de fundar um grupo de defesa de temas políticos formado por grandes líderes do setor de tecnologia que faria pressão por reformas legislativas em nível federal sobre questões que vão desde a imigração até a educação, disseram pessoas a par com a situação.

A reportagem é de Evelyn M. Rusli, publicada no The Wall Street Journal e reproduzida no jornal Valor, 27-03-2013.

Zuckerberg está trabalhando no lançamento do grupo, juntamente com um grande amigo, Joe Green, que foi um de seus companheiros de alojamento na Universidade Harvard, disseram essas pessoas. O grupo deverá ser formalmente anunciado nas próximas semanas, acrescentaram.

O grupo, que até agora não tem um nome oficial, tem como objetivo levantar cerca de US$ 50 milhões e já garantiu compromissos de dezenas de milhões de dólares de Zuckerberg e mais de uma dezena de outros executivos de tecnologia, incluindo o fundador do LinkedIn Corp., Reid Hoffman, disseram as pessoas.

O grupo planeja se registrar como uma organização sem fins lucrativos associada a causas sociais, disse uma pessoa familiarizada com as discussões.

Zuckerberg já disse a pessoas próximas que o novo grupo inicialmente vai se concentrar numa abrangente reforma da imigração que inclua um processo simplificado para dar cidadania americana a todos os imigrantes, disseram pessoas a par do assunto.

O novo grupo também contará com vários consultores bem versados nos meandros políticos de Washington. Joe Lockhart, ex-diretor de comunicações globais do Facebook e ex-secretário de imprensa do governo do presidente Bill Clinton, e Jon Lerner, um estrategista republicano, estão envolvidos, disse outra pessoa a par do assunto.