16 Janeiro 2013
Conhecido por ser um militante das causas sociais, Tibor Sulik, membro fundador da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) – organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) –, faleceu dia 15 de janeiro, no Rio de Janeiro.
A informação é publicada pelo Boletim da CNBB, 16-01-2013.
Nascido no dia 27 de abril de 1927 em Tornovecz Nad Varum, região que hoje faz parte da República da Thecoslováquia, Tibor teve uma forte atuação e liderança no movimento sindical cristão.
A CBJP publicou uma nota onde expressa a importância do militante frente às causas sociais cristãs. Leia a íntegra da mensagem:
Amigas e Amigos,
Paz e Bem!
“A vida dos justos está nas mãos do Senhor e nenhum tormento os atingirá (Sb 3,1)”
Comunicamos o falecimento do Sr. Tibor Sulik, membro fundador da Comissão Brasileira Justiça e Paz – organismo da CNBB, ocorrido hoje, 15 de janeiro de 2013 no hospital Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro). O sepultamento estava previsto para hoje, às 16h30 no cemitério de Catumbi (Rio de Janeiro).
A trajetória desse cristão leigo se inicia como operário da JOC – Juventude Operária Católica, entidade em que foi dirigente nacional e latino-americano. Incansável defensor das liberdades democráticas, foi preso pelo regime militar de 1964, mas continuou sua profunda ligação com o mundo operário e na construção de uma sociedade justa e solidária, sempre inspirando-se no ensino social da Igreja.
Nesse momento em que ele está no convívio com quem sempre amou e direcionou seu olhar, rogamos para que o Senhor da vida o acolha na esperança da Ressurreição, e a seus familiares a esperança e o consolo.
A Comissão Brasileira Justiça e Paz quer expressar sua presença amiga, fraterna e solidária a todos que tiveram o privilégio de conviver com Tibor Sulik especialmente à sua família, acendendo-lhes a chama da fé em Cristo Ressuscitado.
Atenciosamente,
Pedro Gontijo
Secretário Executivo
Comissão Brasileira Justiça e Paz - CBJP
Organismo da CNBB