Papa exorta a Congregação para a Doutrina da Fé à colegialidade

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Fevereiro 2014

O Papa Francisco convidou os membros da Congregação para a Doutrina da Fé a desempenhar as suas funções "sempre em colaboração com os pastores locais e com as comissões para a fé das Conferências Episcopais".

A reportagem é do sítio da Katholische Internationale Presseagentur, 31-01-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Estou certo de que, quanto maior for a colegialidade do nosso trabalho, mais clara resplandecerá ao mundo a luz da nossa fé". Isso protege o direito de todos os católicos para a conservação da verdadeira fé, disse Francisco na sexta-feira aos membros da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano.

A fé cristã, nas palavras do papa, não é uma teoria abstrata, mas deve sempre estar a serviço das pessoas. Nem deve ser reduzida a doutrinas ou a uma ideologia. A única tarefa das doutrinas de fé consiste em fortalecer a fé das pessoas, disse Francisco diante da Congregação e do seu prefeito, o arcebispo alemão Gerhard Ludwig Müller.

A Congregação da Fé supervisiona a manutenção da doutrina católica e procede contra desvios, por exemplo com punições disciplinares de teólogos que, em seus escritos, contrariam a doutrina católica. O Papa Francisco, em seu discurso, exortou que a Congregação mantenha com tais autores "um diálogo construtivo, respeitoso e paciente".