20 Fevereiro 2015
Em preparação para a Páscoa, os jesuítas da rede Ignatian Solidarity Network (ISN) estão oferecendo uma série de reflexões quaresmais em torno do tema Renewing the face of the Earth (Renovando a face da Terra).
Veja abaixo, na sessão "Para ler mais", as outras partes dessa série.
Autores de todo o mundo oferecem breves reflexões a partir de suas experiências de cuidado da criação e das leituras do dia. Essas reflexões diárias examinam a nossa fé e o modo como praticamos o cuidado ambiental.
A Ignatian Solidarity Network (ISN) é uma rede de justiça social que reúne universidades, colégios, paróquias, junto com diversas outras instituições católicas e parceiros seculares. Fundada em 2004, a rede se inspira na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.
A reflexão de hoje foi escrita por Garrett Gundlach, S.J., escolástico jesuíta nascido e criado entre os Grandes Lagos dos Estados Unidos. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis o texto.
Na primeira leitura dessa terça-feira, os israelitas estão na sua viagem de 40 anos pelo deserto, seguindo a Moisés rumo à terra prometida. Deus lhes dá duas opções: siga os meus mandamentos e você viverá prosperamente nesta nova terra, ou persiga os ídolos, condenando, ao contrário, você e os seus descendentes à morte e à desgraça. Nossa!
Bem, recém-começamos a nossa própria jornada de 40 dias pelo deserto e temos as mesmas opções oferecidas diante de nós. E ainda somos lembrados de que as nossas decisões, tanto individual quanto coletivamente, afetam não só as nossas vidas, mas também as vidas dos filhos dos nossos filhos. As nossas decisões podem enriquecer a saúde do nosso planeta, sustentando muitas novas gerações; as nossas decisões também pode comprometê-lo!
Questões para reflexão:
Vida ou morte. Estas reflexões quaresmais vão nos convidar ao exame orante da nossa política, economia, hábitos e decisões:
Foto: Derek Bruff/Flickr
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
''Renovando a face da Terra'': 40 dias para refletir, 40 dias para escolher - Instituto Humanitas Unisinos - IHU