01 Abril 2022
Hoje, 31 de março, a 58 anos do Golpe de 1964, a sociedade brasileira convive com uma triste herança dessa chaga na história do Brasil, que ainda persiste no autoritarismo, na xenofobia, no racismo, na violação dos direitos humanos e na marginalização de grande parte da população brasileira.
Em 2004, nos 40 anos do golpe, o CEPAT realizou uma série de atividades e debates, intitulada 1964: Uma história que não dá para esquecer, com o objetivo de recuperar o contexto socioeconômico, político e cultural daquele período, identificando as razões que motivaram o golpe militar e a reação da sociedade civil na perspectiva de melhor compreender o Brasil e o Paraná.
Em sintonia com a nossa história de defesa irrestrita da democracia, compartilhamos com vocês um registro histórico de importantes personagens que vivenciaram e resistiram ao golpe.
Abaixo, compartilhamos os documentários Significados, impressões e memórias de 1964 e O Golpe no Paraná, uma realização do CEPAT, sob a direção de Cesar Sanson e produzido pela Quem TV.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
1964: Uma história que não dá para esquecer - Instituto Humanitas Unisinos - IHU