Francisco de Assis e a Paz, de Ildo Perondi

Mais Lidos

  • “As ideias de Yarvin e de outros são um absurdo, mas as prescrições liberais do mundo seguem linhas semelhantes". Entrevista com Carlos Fernández Liria

    LER MAIS
  • “Se a UE impusesse a Israel a metade das sanções que impõe à Rússia, salvaria milhares de palestinos”. Entrevista com Ilan Pappé

    LER MAIS
  • A ferrovia bioceânica Brasil-Peru promete agilizar o comércio com a China. Mas a que custo?

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

04 Outubro 2006

O que fez e faz de Francisco de Assis esta criatura tão admirável e tão simpática, que une pessoas de diversos credos e propostas? Francisco não viveu para si; ele viveu para Deus e para o mundo. No meio de uma sociedade em conflitos e em trevas, como era no século XIII, Francisco foi capaz de sonhar e propor alternativas tanto religiosas como civis. Ele entendia que somos uma grande fraternidade universal. Somos irmãos e irmãs de todas as criaturas e que existe beleza na diversidade. O rompimento desta harmonia provoca as guerras, os ódios, as divisões... Por isso, São Francisco é também o patrono da Ecologia. Francisco deu o exemplo daquilo que pregava. Chamava seus companheiros de "freis", isto é, irmãos. Mas mostrou também que esta fraternidade deve ser com todas as pessoas e com todas as criaturas...
Francisco foi um homem de Paz. Com certeza, herdou da tradição judaica toda a dimensão do que significa o termo Shalom.

(cfr. notícia do dia 04-10-06, desta página).