A edição 542 da revista IHU On-Line começa a circular nessa semana. O número tem como título Vilém Flusser. A possibilidade de novos humanismos.
Nascido em Praga, em 1920, na República Tcheca, Vilém Flusser viveu no Brasil após fugir dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Autodidata, seus estudos iniciais voltavam-se a questões em torno do existencialismo e da fenomenologia e depois foram migrando para os temas da filosofia da comunicação e daquilo que ele próprio chamaria de Comunicologia.
Assim, esse número da IHU On-Line busca compreender o pensamento que Flusser vislumbrava, décadas antes do advento de inúmeros dispositivos eletrônicos presentes na vida contemporânea, como as sociedades tecnocientíficas exigiriam novos modos de compreender, existir e viver em um mundo prenhe de possibilidades.
Capa e contracapa da edição 542 da IHU On-Line
A edição publica as entrevistas de Anderson Pedroso, doutorando em História da Arte na Universidade Sorbonne - Paris 4; Gabriela Reinaldo, professora do Instituto de Cultura e Arte - ICA, da Universidade Federal do Ceará - UFC; Rodrigo Petronio, professor titular da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP; Erick Felinto de Oliveira, professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; e Gustavo Fischer, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos.
Pode ser lido também o Dossiê Agamben, com entrevistas com Castor Bartolomé Ruiz, professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unisinos; Márcia Junges, doutora em Filosofia pela Unisinos e pela Universitá degli Studi di Padova - UNIPD e Ésio Salvetti, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
E ainda: João Ladeira escreve sobre o filme Legalidade, de Zeca Brito na coluna de crítica de cinema.
A IHU On-Line número 542 pode ser acessada em versões digitais ou na versão impressa retirada gratuitamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no Campus São Leopoldo, ou no Espaço IHU, na Unisinos Porto Alegre.
Leia mais