18 Janeiro 2016
A mulher bispo luterana de Helsinki, Irja Askola, primeira mulher eleita à chefia de uma diocese finlandesa em 2010, no próximo dia 18 de janeiro, dia de abertura da Semana de preces pela unidade dos cristãos (SPUC), será recebida pela primeira vez em audiência pelo Papa Francisco no Vaticano.
A senhora bispo luterana estará na chefia da tradicional delegação ecumênica finlandesa que pela recorrência do dia 19 de janeiro dedicado a Santo Henrique, evangelizador da Finlândia, faz visita ao bispo de Roma. Além da senhora bispo luterana, a delegação será composta, entre outros, pelo metropolita Ambrosius de Helsinki, da Igreja ortodoxa da Finlândia, e pelo bispo católico de Helsinki, Teemu Sippo. “Estou honrada por encontrar o Pontífice, cujo pensamento e numerosos atos simbólicos me inspiraram pessoalmente”, declarou a senhora bispo Askola à agência de imprensa.
A reportagem foi publicada por Nev.it, 13-01-2016. A tradução é de Benno Dischinger.
NEV, em mérito à iminente visita ao Vaticano, sublinhou a importância que reveste o espírito ecumênico na Finlândia. Da visita ao Vaticano se espera “aprender melhor e mais profundamente como as igrejas cristãs e as outras religiões, nestes tempos tão turbulentos, podem trabalhar juntas a favor da paz e do desenvolvimento sustentável”.
Convencida do fato de que “o ecumenismo não é uma opção, mas parte integrante da identidade cristã”, a bispo Askola procurou sublinhar como no movimento ecumênico seja importante fazer de modo que as duas dimensões, a doutrinal e a sócio ética, não viagem sobre dois binários separados, e como seja importante que as realidades globais e locais interajam entre si.
O programa da delegação ecumênica finlandesa prevê, na manhã de segunda, 18 de janeiro, primeiramente um encontro com o cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos (PCPUC), e depois a audiência privada com o Papa Francisco. À tarde, junto à Igreja de Santa Brígida, na Praça Farnese, haverá as vésperas ecumênicas.
Presidirá a celebração o cardeal Koch, enquanto a pregação estará aos cuidados da bispo Askola. No dia seguinte, 19 de janeiro, data na qual os finlandeses recordam Santo Henrique, à tarde, junto a Santa Maria sopra Minerva haverá uma celebração eucarística com o bispo Teemu Sippo, enquanto a homilia será confiada ao metropolita Ambrosius.
A Finlândia está entre os países europeus mais secularizados (segundo o índice sobre a religiosidade e sobre o ateísmo do Instituto Gallup de 2012 se dizem ter fé os 53% dos finlandeses), que garante a liberdade religiosa, tendo todavia bem duas igrejas de Estado, a luterana e a ortodoxa, com todos os envolvimentos jurídicos e fiscais do caso.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Irja Askola, primeira bispo luterana da Finlândia, visitará o Papa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU