Papa anuncia o nascimento da Congregação para os leigos

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Desce da cruz: a sedução dos algoritmos. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Jonas | 23 Outubro 2015

Ao iniciar a sessão plenária do Sínodo, hoje à tarde, o Papa Francisco confirmou aos padres sinodais o nascimento de uma nova Congregação vaticana que englobará os Pontifícios Conselhos para os Leigos e para a Família, atualmente conduzidos respectivamente pelo cardeal Stranislaw Rylko e pelo bispo Vincenzo Paglia. A Congregação terá conexões com a Pontifícia Academia para a Vida, mas esta não será absorvida pelo novo dicastério, porque se trata de uma área que depende de si e em cujo interior colaboram, inclusive, expoentes de outras confissões religiosas e não crentes.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada por Vatican Insider, 22-10-2015. A tradução é do Cepat.

“Decidi instituir um novo dicastério com competência sobre os leigos, a família e a vida, que substituirá o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Família, e ao qual estará vinculada a Pontifícia Academia para a Vida” – disse o Papa Francisco. E, por isso, apontou que criou uma comissão especial que redigirá “um texto que delineie canonicamente as competências do novo dicastério, e que será submetido à discussão do Conselho de Cardeais, que se realizará no próximo mês de dezembro”.

O Papa torna sua, desta maneira, a recomendação do “C9”, o conselho dos cardeais que o ajuda na reforma da Cúria e no governo da Igreja universal. Desde fins de 2013, falava-se desta solução, mas durante os encontros dos últimos meses o projeto foi examinado e definido. Francisco instituirá uma comissão encarregada de ajustar o regulamento do novo dicastério, sempre em estreita colaboração com o conselho dos cardeais.

Trata-se de um mais um passo na reforma da Cúria. Um plano que não surge de um só golpe, mas, vai se delineando pouco a pouco: primeiro, com o nascimento da Secretaria para a Economia, depois com a definição da Secretaria para as Comunicações e, agora, com a criação da nova Congregação especificamente dedicada à família e aos leigos.