Deutsche Bank prevê boom global de energia solar nos próximos anos

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 13 Janeiro 2014

Em um relatório intitulado “2014 Outlook: Let the Second Gold Rush Begin” (algo como “Panorama 2014: Que comece a segunda corrida do ouro”), divulgado nesta semana, o Deutsche Bank afirma que 46 GW em capacidade fotovoltaica serão instalados mundialmente em 2014. Para 2015, a previsão é ainda maior, com novos 56 GW sendo instalados.

A reportagem é de Fabiano Ávila e publicada pelo Instituto CarbonoBrasil, 10-01-2014.

Entre as razões para o otimismo do banco alemão está o aumento do número de mercados onde o preço da energia solar já é competitivo. De acordo com o relatório, mesmo sem subsídios, pelo menos em 19 mercados nacionais a eletricidade gerada por painéis fotovoltaicos já alcançou a chamada paridade com as fontes tradicionais de energia.

O Deutsche Bank aponta ainda que os preços dos módulos solares deverão continuar em seu nível recorde de baixa pelos próximos 18 meses, assim como deverá acontecer uma redução nos custos de inversores e de outros equipamentos.

Finalmente, o relatório aponta que novas linhas de financiamento com juros mais atrativos estão sendo criadas em diversos países, o que deve facilitar a multiplicação de projetos.

Diante dessas informações, o banco espera crescimento em praticamente todos os mercados.

Para a Europa, a previsão é de que 8 GW em capacidade fotovoltaica sejam instalados, mesmo número do Japão e dos Estados Unidos. Já a China aparece com a maior expansão, com cerca de 12GW.

“Esperamos ainda que Índia, África do Sul, Sudeste Asiático, América do Sul e Austrália contribuam com 1GW em nova capacidade instalada cada um”, afirma o relatório.

O “2014 Outlook: Let the Second Gold Rush Begin” estará disponível em breve no portal de pesquisas do Deutsche Bank.