29 Julho 2013
Mãe
"Nem você nem eu conhecemos nenhuma mãe por correspondência" – Papa Francisco em entrevista à Rede Globo – O Globo, 29-07-2013.
Protesto
"Um jovem que não protesta não me agrada" – Papa Francisco em entrevista à Rede Globo – O Globo, 29-07-2013.
3,2 milhões ou 1,2?
"Os organizadores calcularam em 3,2 milhões de pessoas o público presente, mas estimativas feitas pelo Datafolha sugerem que a missa foi acompanhada por no máximo 1,2 milhão de pessoas" - Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
Recorde
"Segundo o Ministério do Turismo, dois milhões de turistas estiveram no Rio durante a vinda do papa. O número oficial de participantes da Jornada (total de inscritos) foi de 865 mil pessoas" - Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
Nó
“Primeiro papa jesuíta em quase meio milênio de existência da ordem, Francisco fez jus à fama ao dar um nó nos políticos atrás de uma carona em sua impressionante popularidade durante a semana de estadia no Brasil” – Igor Gielow, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
Intacto
“Ao fim, após uma semana de forte apelo emocional e muita bateção de cabeça, a única figura que sai intacta é a de Jorge Mario Bergoglio” – Igor Gielow, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
Francisco
“Francisco foi embora, o papa que foi ao encontro das ruas e não das autoridades. Para muitos, deixa palavras de esperança e renovação. Para outros, sentimentos de decepção ao não tocar em temas tabus, como aborto. Respeito e compreendo a reação do segundo grupo, mas fico com o primeiro” – Valdo Cruz, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
Excluídos
''A Igreja Católica se esqueceu das instituições sindicais dos trabalhadores?'' – João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, reclamando da não participação de representantes sindicais no encontro do papa Francisco com a sociedade civil, no Theatro Municipal, no Rio – Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
O poder do papa
“Dizem que certa vez o Stalin reagiu à notícia de que o Vaticano o teria reprovado, por alguma razão, com a pergunta desdenhosa: “E quantas divisões tem o papa?” Desde que perdeu seu poder que rivalizava com o dos reis, o papa só tem a seu dispor a Guarda Suíça, e assim mesmo para fins decorativos. Mas o Vaticano é o grande exemplo de um Estado cuja potência não se mede com armas – pelo menos não com armas convencionais. Atualmente, a julgar pela recepção que ele teve no Brasil, o arsenal do Vaticano se resume no sorriso simpático de um homem. A Igreja não tem mais a relevância política e histórica que teve antigamente, e sacrificou muito da sua autoridade moral com posições retrógradas e escândalos financeiros e sexuais. Mas a emoção das multidões que ele mobilizou serviria como uma resposta ao Stalin” – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 29-07-2013.
Agenda conservadora
“Espere-se, portanto, um avanço do governo na agenda conservadora - na economia, na política, nos costumes - ao longo dos próximos 15 meses. A segunda versão, embora não explícita, da Carta ao Povo Brasileiro está sendo elaborada pelo signatário da original” – Vinicius Mota, jornalista – Folha de S. Paulo, 29-07-2013.
É o futebol
“Vejam como é o futebol. O Inter, antes de ontem, ostentava uma liderança entusiasmante no campeonato. Aí foi para Recife com tanto otimismo que se dizia que queria até poupar jogadores. Agora temos dois Internacional no campeonato, o de ontem, catastrófico, e o de antes de ontem, espetacular” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 29-07-2013.
Pontos corridos
“Sou contra o sistema de pontos corridos, mas confesso que, para gremistas e colorados, essa fórmula, adaptada à realidade atual do certame, é de notável sabor e delícia” – Paulo Sant’Ana, jornalista – Zero Hora, 29-07-2013.
Frases do domingo
Revolucionário
"O Papa Francisco disse que para ser cristão é preciso ser revolucionário e eu sou revolucionário" - Evo Morales, presidente da Bolívia, depois de ter participado da missa em Copacabana - Religión Digital, 28-07-2013.
Presente para o neto
"Vejam o que me presenteou o Papa Francisco para Néstor Iván" - Cristina Kirchner, presidente da Argentina, mostrando os sapatinhos e meias brancas que o Papa Francisco deu de presente para o neto da presidente - Religón Digital, 28-07-2013.
Elefante
“Eu não acho que o Brasil tem perfil conservador. O povo é lúcido e faz as mudanças de forma constante e cautelosa. Tem um lado de avanço e um lado de conservação. Já me deram o seguinte exemplo: é como um elefante, que vai levantando uma perna de cada vez [risos]. Mas é uma pernona que vai e "poing", coloca lá na frente. Aí levanta a outra. Não galopa como um cavalo. Aí uma pessoa disse: "É, mas tem hora em que ele vira um urso bailarino". Você pode achar que contém a mudança em limites conservadores. Não é verdade. Tem hora em que o povo brasileiro aposta. E aposta pesado” – Dilma Rousseff, presidente da República – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Indissociáveis
“Querida, olha, vou te falar uma coisa: eu e o Lula somos indissociáveis. Então esse tipo de coisa, entre nós, não gruda, não cola. Agora, falar volta Lula e tal... Eu acho que o Lula não vai voltar porque ele não foi. Ele não saiu. Ele disse outro dia: "Vou morrer fazendo política. Podem fazer o que quiser. Vou estar velhinho e fazendo política" – Dilma Rousseff, presidente da República – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
3 milhões
"Com essa invasão do bem vamos ter a maior concentração já acontecida na história da cidade. Isso é uma super notícia, não é algo que devemos encarar de maneira negativa" – Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro – PMDB – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Diversão
"Trabalhar num evento desses é quase diversão. É tudo muito tranquilo" -um policial da PMRJ que pediu para não ser identificado ao comentar a concentração de 3 milhões de pessoas em Copacabana – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Sem infraestrutura
"O Rio não tem infraestrutura. Sempre achei que o problema seria a logística” – Jesus Hortal, padre jesuíta, ex-reitor da PUC-Rio – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Alegria
"É nas favelas, nos cantegriles', nas villas miseria', que nós devemos ir procurar e servir a Cristo. Devemos ir a eles como o sacerdote se aproxima do altar, cheio de alegria" – Papa Francisco, falando para religiosos, religiosas, padres e seminaristas e bispos, no Rio de Janeiro – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Pároco planetário
“Chama a atenção a maneira como Francisco passa a sua mensagem, com um discurso didático e sucinto que lembra o de um bom pároco do interior --aquele sujeito que volta e meia vai almoçar na casa dos fiéis e aproveita a visita para ajudar um casal briguento a se reconciliar” – Reinaldo José Lopes, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
“O sumo pontífice praticamente não tocou nos temas de moral sexual e pessoal --anticoncepcionais, aborto, casamento gay, eutanásia-- que são os que mais dividem os católicos hoje. Enfatizou o lado positivo dessas questões, do ponto de vista da Igreja (a importância da família, dos jovens, dos idosos), mas manteve distância das condenações veementes” – Reinaldo José Lopes, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Aterro clandestino
"É inacreditável que o poder público quisesse colocar o papa para celebrar uma missa sobre um aterro clandestino em uma área de proteção ambiental. Aquela estrutura não poderia ter sido montada ali" - Christiane Monnerat, promotora – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
Jingle
“O clima não parece tão empolgante como a da viagem do papa João Paulo II, em 1980. Falta um jingle como “A bênção, João de Deus”. Aquela canção simbolizou a hospitalidade nacional, e a torcida do Fluminense a adotou para sempre. Os organizadores não vacilaram apenas com o trânsito, o metrô e o lamaçal da Cidade da Fé, a que foi sem nunca ter sido. Deveriam ter encomendado um jingle-chiclete como o de outrora” – Mário Magalhães, jornalista – Portal Uol, 26-07-2013.
Preservativo
“Lembro-me da senhora da Pastoral da Aids, de quem eu esperava uma peroração dogmática submissa aos preceitos do Vaticano, cuja política sobre o HIV resulta em mortes mundo afora. “E a prevenção com preservativo?” Ela respondeu de bate-pronto: “Isso é questão de saúde pública!” Em outras palavras, tem que usar. Espantado, sapequei-lhe um beijo na bochecha e parti”– Mário Magalhães, jornalista – Portal Uol, 26-07-2013.
Cubatour
“Boa notícia para o comissariado em geral e para o ministro Aldo Rebelo em particular. Está na reta final a negociação para a abertura de uma frequência de voos da Cubana de Aviación na rota Havana-São Paulo. No próximo Carnaval Aldo poderá ir para a ilha levando a família sem torrar tempo de voo dos jatinhos da FAB. Os companheiros poderão fumar a bordo, pois a Cubana não faz parte da Iata” – Élio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-07-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU