As quatro chaves para o sucesso do Papa Francisco

Mais Lidos

  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 22 Junho 2013

Apesar de ser simples e austero, o Papa Francisco é ao mesmo tempo um homem de grande poder e fortaleza, disposto e capaz de fazer o que deve ser feito.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 21-06-2013. A tradução é do Cepat.

O jornal argentino La Nación aponta as cinco chaves do sucesso papal. Segundo o jornal de Buenos Aires, a revolução tranquila de Francisco baseia-se fundamentalmente em que é um Papa humilde, carinhoso, forte e instruído. Apesar de ser o líder da Igreja Católica, aqueles que o conhecem garantem que Francisco segue sendo o “padre Jorge”, um pároco próximo das pessoas, que mantém sua simplicidade e trata os seus fiéis de igual para igual.

Carinhoso

Francisco transborda de afeto e ternura. Sorri, beija, abraça e abençoa a todos. Aos que conhece e não conhece. E presta especial atenção nas crianças, nos pobres e nos doentes, sobretudo quando percorre a Praça de São Pedro, no papamóvel.

Humilde

É uma das suas virtudes mais ponderadas. Francisco continua vestindo uma batina branca simples e leva o mesmo estilo de vida frugal que tinha em Buenos Aires. Sempre mostra interesse em ouvir e conhecer a opinião de seus colaboradores.

Forte

Apesar de simples e austero, o Papa é ao mesmo tempo um homem de grande poder e fortaleza, disposto e capaz de fazer o que deve ser feito, como a inadiável reforma da cúria romana. Na hora de ser duro, além disso, não duvida em fustigar a hipocrisia e os excessos.

Instruído

Embora tenha uma fala simples e omita raciocínios complexos, o Papa é um homem culto e instruído, que no passado foi um grande professor de filosofia e literatura e que hoje é capaz de pregar e escrever com lucidez e vigor.