10 Abril 2013
A 10ª sessão da reunião começou nesta segunda-feira, em Istambul, na Turquia; mais de 1,6 bilhão de pessoas no mundo dependem das florestas, incluindo comunidades indígenas.
O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais afirmou que os serviços fornecidos pelas florestas continuam sendo subestimados, desvalorizados e superexplorados.
A informação é da Rádio Onu, 10-04-2013.
Wu Hongbo fez a declaração nesta segunda-feira, durante a abertura do 10° Fórum sobre as Florestas, em Istambul, na Turquia. O representante da ONU lembrou que o desmatamento continua ocorrendo, para que a terra seja usada para agricultura ou outros fins, sem que haja planejamento. Segundo ele, as consequências são ambientais, sociais e econômicas.
Impactos
De acordo com Wu Hongbo, há provas de que tais impactos dificilmente ficam dentro das fronteiras nacionais, notando que frequetemente, as consequências são além-fronteiras.
O subsecretário-geral pediu mais esforços, a nível regional e global, a favor das florestas.
Segundo as Nações Unidas, 1,6 bilhão de pessoas, incluindo milhares de comunidades indígenas, dependem das florestas como meio de subsistência. As florestas também são fonte de água limpa e ajudam a regular a quantidade de carbono na atmosfera. Mais de 3 bilhões dependem da madeira para cozinhar e se aquecerem.
Sustentabilidade
O Fórum sobre Florestas foi estabelecido no ano 2000, como plataforma de desenvolvimento de políticas e de cooperação internacional. O objetivo é promover a sustentabilidade das matas, além de reforçar o compromisso político em torno dos recursos.
A reunião na Turquia ocorre até 19 de abril, com o tema “Florestas para o Desenvolvimento Econômico”.
A estimativa é de que mais de 13 milhões de hectares de florestas são perdidos por ano, uma área equivalente ao tamanho da Inglaterra.