07 Abril 2013
Lados
“PT, PSB, PC do B e entidades como CUT e UNE assinam manifesto de solidariedade à Coreia do Norte em que chamam a Coreia do Sul de "fantoche'' e atribuem ao "imperialismo belicista" dos EUA o risco de conflito” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 08-04-2013.
Fim do mundo
"Bom, cada um faz o que quer da sua vida, mas levar [o casamento gay] à normalidade, aí já vou começar a crer no fim do mundo" – Horácio Cartes, candidato colorado à Presidência do Paraguai – Folha de S. Paulo, 08-04-2013.
Namoro no ar
“Há 12 anos na Universidade de Austin, onde pesquisa os primórdios da aviação no Brasil, Felipe Fernandes Cruz colocou as mãos em arquivos da Força Aérea dos EUA e reabre uma velha ferida. A Varig (Viação Aérea Rio-Grandense) contratou oficiais simpatizantes do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial” – Ancelmo Gois, jornalsita – O Globo, 07-04-2013.
Voo que segue...
“Não é a primeira vez que se revela o namoro da empresa com o nazismo, na época em que ela foi presidida pelo ex-oficial alemão Otto Ernst Meyer. Aliás, a presença de alemães na aviadora levou o humorista José Vasconcelos a brincar que a sigla Varig significava, na verdade, “Vários Alemães Reunidos Iludindo Gaúchos” – Ancelmo Gois, jornalsita – O Globo, 07-04-2013.
Mãos ao alto!
“A Arquidiocese do Rio estava preocupada que estas notícias sobre a cidade (assaltos, estupros...) pudessem afastar as pessoas da Jornada Mundial da Juventude. Fez, então, uma pesquisa entre possíveis peregrinos. Descobriu que o maior medo deles é o preço dos hotéis” – Ancelmo Gois, jornalsita – O Globo, 07-04-2013.
Gêmeas
“O grande erro histórico foi não perceber que a vocação fascista não era um traço só de Mussolini e Hitler, mas sim de todas as propostas de que a política e a educação sejam irmãs gêmeas, ou, dito de outra forma, de que a "política deva fazer moral" – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-04-2013.
Homem melhor
“Esta ideia é típica da tradição política contemporânea baseada na premissa de que a política deve "construir um homem melhor". Neste sentido, a esquerda é absolutamente fascista e, como ela venceu na cultura, na educação e nas ciências humanas como um todo, não há esperanças” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-04-2013.
Amor meloso
“É impressionante como "os bonzinhos" de uns dias para cá foram tomados por um amor meloso pelas suas empregadas domésticas. Seria isso uma forma de atestar pureza racial (desculpe, moral) para a burocracia fascista de nossos dias?” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 08-04-2013.
Frases do domingo
Imagem, espiritualidade e ideologia
“O movimento revolucionário nacional está unido ao redor da imagem, da espiritualidade e da ideologia de Chávez. De um projeto de pátria. Pátria grande. Está unido ao redor de uma direção coletiva que ele construiu. E ao redor da designação do comandante Chávez da minha pessoa como condutor da revolução para essa etapa. Estamos unidos” – Nicolás Maduro, candidato à Presidência da Venezuela – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Cristo Redentor dos pobres
“Não houve (culto à personalidade de Chávez) em vida e agora o que há é amor. Culto ao amor, ao agradecimento do povo a um líder que já é chamado na América de Cristo Redentor dos Pobres. Um homem que transcendeu as nossas fronteiras” – Nicolás Maduro, candidato à Presidência da Venezuela – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Irmãos
“Eu fui testemunha de pelo menos 14 reuniões do presidente Lula com o presidente Chávez. E posso te dizer que eram dois irmãos. Os dois se entendiam perfeitamente. E os dois sabiam que tanto o que Lula fazia, como grande líder do Brasil, quanto o que Chávez fazia aqui era parte de um só processo, de libertação da América Latina” – Nicolás Maduro, candidato à Presidência da Venezuela – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Lula é pai
“Agora, sim, o que posso te dizer: Lula para nós também é um pai. Porque Lula é fundador das correntes de esquerda de novo tipo que surgiram nos anos 80 adiante. Nós nos inspiramos na ética de Lula, na energia dele, em sua liderança trabalhadora” – Nicolás Maduro, candidato à Presidência da Venezuela – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Maldição de Maracapana
"Se a burguesia vencer, vai privatizar a saúde e a educação, tomar a terra dos índios, e virá a maldição de Maracapana. A maldição é esse grupo que vamos vencer em 14 de abril (dia do pleito)” – Nicolás Maduro, candidato à Presidência da Venezuela, evocando uma maldição dos século XVI – BBC Brasil, 07-04-2013.
Lula e a Odebrecht
“A Odebrecht foi, sim, uma das patrocinadoras da ida do ex-presidente Lula a alguns dos países citados. E o fizemos de modo transparente, por interesse legítimo e por reconhecer nele uma liderança incontestável, capaz de influenciar a favor do Brasil e, consequentemente, das empresas brasileiras onde quer que estejam” – Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht S.A., empresa holding da Organização Odebrecht – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Marca Brasil
“Quero minhas filhas e os familiares de nossos integrantes de cabeça erguida, orgulhosos do que nós e outras empresas brasileiras temos feito mundo afora, construindo a Marca Brasil para além do samba e do futebol, ao mesmo tempo em que contribuímos para a prosperidade econômica e justiça social nos países e comunidades onde atuamos” – Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht S.A., empresa holding da Organização Odebrecht – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Aposta
"Se o [Marco] Feliciano tiver menos de 400 mil votos na próxima eleição, eu estou mudando de nome" – Silas Malafaia, pastor, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Bancada evangélica
"Quero agradecer ao movimento gay. Quanto mais tempo perderem com o Feliciano, maior será a bancada evangélica em 2014" – Silas Malafaia, pastor, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Ajuda
"Essa coisa vai despertar o sentimento do evangélico de ter representantes na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais. Vai nos ajudar" - Eliel Santana, presidente do PSC da Bahia – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Extrema direita
"Entre os brasileiros, 14% se posicionam na extrema direita” – Mauro Paulino, diretor do Datafolha – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Representados por Feliciano
"Isso do 'não me representa' [slogan anti-Feliciano] não existe. Alguém se sente representado pelo Feliciano" – Marco Aurélio Nogueira, cientista político – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Linchamento
“É importante reconhecer que a cobertura do caso Feliciano ganhou ares de linchamento. E não há dúvida de que existe na grande imprensa brasileira uma visão estereotipada e preconceituosa dos evangélicos” – Suzana Singer, ombudsman – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Dois pesos...
“Quando um país rico e civilizado (se refere ao Japão) põe o seu BC a serviço das metas do governo ninguém rasga as roupas. Nós, os bugres, estamos proibidos de fazê-lo, como se, nos EUA, a missão do Fed não fosse a de zelar pela moeda, sim, mas também pelo emprego. Esse pedaço do modelo norte-americano está interditado até do debate no Brasil” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Mau humor geral?
“No Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros escreve que "o mau humor geral (....) grassa na economia". Menos mal, para Dilma, que não grassa no eleitorado, bem ao contrário aliás” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Uma pergunta
“Já sobre o Japão, Greg Ip, da "Economist", diz ao Council on Foreign Relations que o Japão está fazendo "um gigantesco experimento em política monetária" e acrescenta, prudentemente: "Vamos ver se realmente funciona". Por que os japoneses podem experimentar e os brasileiros não?” – Clóvis Rossi, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Chega!
“O primeiro passo para a vitória é a unidade. Cansei de ver o PSDB dividido. Chega! Quero o PSDB unido!” – Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República – O Globo, 07-04-2013.
Construção do mensalão
"A construção do mensalão - Como o Supremo Tribunal Federal, sob o comando do ministro Joaquim Barbosa, deu vida à invenção de Roberto Jefferson” – título de capa da revista Retrato, editada por Raimundo Rodrigues Pereira – Folha de S. Paulo, 04-2013.
Aquela
“O que ainda é chamado de política no Brasil está chegando a extremos de contrassenso que deveriam alarmar. O contrassenso, porém, já alcançou a própria capacidade de alarmar-se, que caracterizava os segmentos sociais razoavelmente informados. Por ora, ainda se encontra uma possível hipótese de resistência a este ou aquele passo da devassidão política. Mas não deve faltar muito para que a pergunta "o que há a fazer?" tenha sempre a mesma resposta. Aquela” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 07-04-2013.
Argentinos gostam do Brasil
“Os argentinos podem ter o Papa e o Messi, mas gostam de passear no Brasil. Na tragédia da chuva na Argentina, o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, estava em Trancoso, na Bahia, e o prefeito de La Plata, Pablo Bruera, estava no Rio” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 06-04-2013.
Subversão
“Hoje os filhos não se dão conta da subversão que a geração de seus pais ousou fazer, 50 anos atrás. Falo de uma geração que subverteu a ordem e quebrou barreiras. Se agora nossos filhos optam pela fidelidade em seus relacionamentos, isso acontece porque nós mostramos, lá trás, que infidelidade não é crime” – Betty Milan, psicanalista e escritora – O Estado de S. Paulo, 07-04-2013.
Fidelidade rara
“A grande sorte nos relacionamentos é a fidelidade. Mas ela é rara” – Betty Milan, psicanalista e escritora – O Estado de S. Paulo, 07-04-2013.
Feminismo a favor dos homens
“Se já liberamos a mulher, agora temos que liberar a mãe. De certa maneira, o feminismo atuou em favor dos homens, ao sobrecarregar a mulher. Comunico ao meu filho: estou me separando dessa mãe fálica, onipresente e masoquista” – Betty Milan, psicanalista e escritora – O Estado de S. Paulo, 07-04-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU