08 Março 2013
Não pode ser Papa
"Quem defende Maciel (fundador dos Legionários de Cristo) não pode ser Papa" - Francis George, cardeal arcebispo de Chicago - Corriere della Sera, 08-03-2013.
Front runners
"Angelo Scola, forte, tem um pacote estável de 40 votos. Odilo Pedro Scherer, com 25 preferências. Os dois, um italiano, preferido pelos estrangeiros, e o brasileiro-alemão querido pelos italianos, que partem como 'front runners'" - Marco Ansaldo, jornalista - La Repubblica, 09-03-2013.
Candidatíssimo
"Eu acho que pelo que se conhece de Eduardo (Campos) ele vai levar isso à frente. Acho que ele é candidato. Acho que ele é candidatíssimo” – Jarbas Vasconcelos, senador – PMDB-PE – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Para ganhar
"Ele é candidato para ganhar, é candidato para levar a eleição para segundo turno e disputar o segundo turno, se for o caso. Ele vai entrar para ganhar” – Jarbas Vasconcelos, senador – PMDB-PE – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Antídoto 1
“O tom do pronunciamento de Dilma ontem em rede nacional de TV foi calibrado à tensão do governo federal com a perspectiva de inflação acima da meta e corrosão do poder de compra dos salários em 2014” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Antídoto 2
“A presidente havia dito a empresários que anunciaria a desoneração da cesta básica em maio, no Dia do Trabalho. O pico de preços do IPCA, contudo, levou o governo a antecipar a medida” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Omissão
"Devemos mudar o nome da Comissão de Direitos Humanos. O certo agora é chamá-la de Omissão. Caiu o 'C', de credibilidade” – Chico Alencar, deputado federal – PSOL-RJ, sobre a eleição de Marco Feliciano (PSC), acusado de homofobia e racismo, para o colegiado da Câmara – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Chapinha no cabelo
“Pensamento do dia do tuiteiro Elton Pacheco: "Moro em um país em que o presidente de Comissão de Direitos Humanos é racista, homofóbico e fundamentalista. E faz chapinha no cabelo". E faz sobrancelha também que eu vi na foto. É o pastor Marcos Feliciano!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Lassie enrustida
“E eu sempre digo dos homofóbicos: todo pitbull é uma Lassie enrustida! E a Vigilância Sanitária tem que interditar esse pastor Feliciano! Que reclamou que um fiel entregou o cartão, mas não deu a senha” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Linha reta
“Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, receberá no dia 15 o atestado de óbito do jornalista, corrigido por determinação da Justiça. Em vez de "suicídio", o documento dirá que a morte "decorreu de lesões e maus tratos sofridos em dependência do 2º Exército de SP". A cerimônia será na USP” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Nome e sobrenome
“E a petição "José Maria Marin Fora da CBF", que até ontem tinha 35 mil assinaturas pedindo que o cartola deixasse a presidência da confederação, ficará no ar até chegar a 50 mil nomes. Depois disso, Ivo Herzog, que propôs o manifesto, tirará cópias e fará 28 cadernos para entregar às federações estaduais de futebol e à própria CBF” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Arquivo
“A petição foi feita depois da revelação de que Marin, quando era deputado estadual, na época da ditadura, fez aparte a um discurso e pediu "providências" em relação à TV Cultura, então dirigida por Vladimir Herzog, pai de Ivo. Dias depois, o jornalista foi preso e morto” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Arquivo 2
“Marin disse anteontem que não tem nada a ver com o assassinato e que seu aparte não tinha "qualquer relação" com Herzog” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Expansão
"Sua alma [de Chávez] era tão forte que seu corpo já não aguentava. Agora, ela [a alma] se liberou. Sua alma e seu espírito andam pelo universo se expandindo, enchendo de bençãos, de amor para nos trazer. Sabemos que é assim. Sentimos!" – Nicolás Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez e candidato à sucessão – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
Desserviço
“A Câmara, com apoio do governo, prestou um desserviço à educação, ao rejeitar uma emenda à MP 586, que reduzia de 8 para 6 anos a idade ideal para as escolas alfabetizarem a garotada. Detalhe: a mudança só valeria em 2017” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-03-2013.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU