Frases do dia

Mais Lidos

  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Setembro 2012

Perfil ideológico e genética

“Desde que a ciência começou a investigar a orientação política das pessoas, há cerca de 40 anos, tivemos algumas surpresas. Para começar, o papel do DNA é maior do que se suspeitava. Um estudo de John Hibbing de 2005 que envolveu mais de 8.000 pares de gêmeos nos EUA estimou que genes respondiam por 53% da variação no perfil ideológico” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Liberal e conservador

“Um trabalho de 2011 de Ryota Kanai mostrou que conservadores tendiam a ter amígdalas, estruturas cerebrais envolvidas na memória das emoções, maiores e mais ativas. Já liberais exibiam maior quantidade de massa cinzenta no córtex anterior cingulado, que processa informações contraditórias. O conservador seria assim um sujeito mais intuitivo e com baixa tolerância a incertezas. O liberal, por seu turno, seria mais reflexivo. Não liga tanto se o mundo é um lugar meio sem sentido” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Novo conservador

“Lula e os marqueteiros do PT, do PSDB e do PMDB miraram no que viram e acertaram no que não viram. Detectaram bem o que o eleitor queria e ajustaram perfis e discursos à demanda, mas não previram que o beneficiário seria outro, correndo por fora: Celso Russomanno” – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

“É Russomanno quem une as duas "qualidades" no imaginário popular, sobretudo do eleitor menos escolarizado. Consegue somar Haddad e Serra e representar a curiosa figura do "novo conservador" – Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Erundina

“Luiza Erundina foi escalada pelo QG de Fernando Haddad para peregrinação por entidades sociais ligadas à Igreja Católica. Petistas apostam na deputada para atrair pastorais e leigos ante o embate da arquidiocese com Celso Russomanno” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Bad guy

"O mensalão ganhou um tratamento dramatúrgico de novela, com clima de suspense, deixando o mais importante para o final. E o José Dirceu está sendo colocado como o 'bad guy' da história" - Luiz Carlos Barreto, produtor de cinema, ao falar de um documento em solidariedade a José Dirceu, assinado por, entre outros, Oscar Niemeyer, Luiz Carlos Bresser, Bruno Barreto e Tizuka Yamazaki, Jorge Mautner, Alceu Valença e Flora Gil, mulher de Gilberto Gil – Folha de S. Paulo, 2-09-2012.

"Somos contra a espetacularização do julgamento, o pré-julgamento e a pré-condenação que vem se fazendo publicamente. Esperamos que o julgamento seja feito no tribunal” - Luiz Carlos Barreto, produtor de cinema – Folha de S. Paulo, 2-09-2012.

Provas

“Condenar réus com base em indícios razoáveis ao invés de provas razoáveis é uma violência contra os direitos civis e a democracia" – Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, ex-ministro do governo FHC – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Igualdade

"Os réus do mensalão respondem ao processo em liberdade há sete anos. Por que os favelados não têm esse direito? A lei é igual para todos" - Siro Darlan, desembargador ao soltar sete bandidos "de alta periculosidade" no Rio – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Lula e Dilma

"Uma única coisa que eu agradeço a Deus: é que ele me curou. Para que eu possa não apenas eleger Donisete [Braga, candidato em Mauá] como também para, se Deus quiser, em 2014, reeleger a companheira Dilma" – Lula, ex-presidente da República – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Terra de ninguém

“Integrantes da Comissão da Verdade ficaram chocados com comentário, em uma de suas páginas na web, sobre a morte da mãe de Honestino Guimarães, líder estudantil que desapareceu na ditadura. Dona Maria Rosa denunciou e buscou esclarecimentos sobre a morte do filho enquanto esteve lúcida. "Se estivesse vivo, ele seria um mensaleiro", escreveu o internauta no dia do anúncio da morte da mãe” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

No mais

“Essa Pnad, pesquisa do IBGE divulgada na sexta-feira, confirma uma boa notícia.
Mais uma vez, a proporção de negros no ensino superior aumentou. Cresceu de 35% para 38% de 2009 a 2011. Em 2001, a proporção era de 22%” – Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 24-09-2012.

Só no sapatinho

“José Serra está terminantemente proibido por seus marqueteiros de bater pênaltis em campanha! E não se fala mais nisso, ok?” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-09-2012.

Bom negócio

“Com Ganso e Luís Fabiano no mesmo time, o São Paulo já pensa em cobrar ingresso pela visita do torcedor ao departamento médico do clube” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 25-09-2012.

150 quilos a mais

“Com tanto dinheiro vai malhar no "Fantástico"? Minha TV aos domingos vai pesar 150 quilos a mais! E largar o futebol é fácil, quero ver largar a lasanha!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

140

“O Twitter do Ronaldo tem 140 quilos!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.

Predestinado

“Mais um predestinado! Sabe como se chama o diretor financeiro do Palmeiras? Marcos Bagatela” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 25-09-2012.