24 Setembro 2012
Dilmanomics
“Os salários têm de crescer mais devagar, e os lucros, mais depressa. Um candidato a presidente que anunciasse essa plataforma estaria cavando a própria cova. Pois eis o fundamento recôndito da "nova" política econômica do governo Dilma Rousseff, o "Dilmanomics" – Vinicius Mota, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-09-2012.
Casa própria
“Trabalhar como empregada doméstica não é mais a principal opção das mulheres brasileiras. Os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) revelam que esse contingente caiu de 6,7 milhões há três anos para 6,2 milhões no ano passado” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-09-2012.
Casa própria 2
“Em percentuais, as empregadas domésticas, em 2009, eram 17% do total de 39,4 milhões de trabalhadoras, base que se manteve estável. Em 2011, passaram a ser 15,7%” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-09-2012.
Vende-se
“Pela primeira vez, o percentual de domésticas não ficou no topo do ranking - mas em terceiro lugar. As campeãs agora são as comerciárias, que saltaram de 6,5 milhões em 2009 (16,5% do total) para 7 milhões (17,6%). Em segundo, o grupo ocupado em educação, saúde e serviço social. "Isso indica qualificação e também pode ser atribuído a políticas públicas", diz a ministra Eleonora Menicucci, das Mulheres” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-09-2012.
Internet“Em 1885, o poeta Mallarmé dizia que tudo no mundo existia "para acabar em um livro". Hoje, pode-se dizer que o mundo existe para acabar na internet. Com a qual ficamos dispensados até de sair à rua para fazer parte dele” – Ruy Castro, escritor – Folha de S. Paulo, 24-09-2012.
Frases do domingo
Geisel
"Para mim, o governo se parece cada vez mais com o de Ernesto Geisel: intervencionista, protecionista, com forte concentração decisória na presidente" - Mailson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, comentando a política econômica de Dilma Rousseff - O Estado de S. Paulo, 23-09-2012.
Sempre ele
“Que Pelé que nada. Um taxista haitiano, em Nova York, perguntou o país de origem a uma brasileira que entrou em seu carro. Quando soube que ela era do Brasil, o taxista disse: “Terra do Eike Batista” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 22-09-2012.
Na Idade da pedra
“A novela “Avenida Brasil” virou piada na internet por causa do roubo das fotos que provam o romance de Carminha e Max. Uns gaiatos fizeram uma montagem e criaram corrente no facebook que diz: “Por favor, compartilhe. Essas fotos precisam chegar até o Tufão.” Em quatro dias, já há mais de seis mil compartilhamentos. Outra campanha sugere que Nina use um pendrive para guardar fotos" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 22-09-2012.
No mais...
"É como diz a coleguinha Patrícia Kogut, a novela perde por ignorar a era digital" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 22-09-2012.
Contraintuitivo
“Einstein nos tirou de um mundo mais ou menos estável para nos levar a uma realidade totalmente contraintuitiva, no qual o tempo, e até as dimensões com as quais estamos acostumados a lidar, perdem o sentido e se convertem no tal do espaço-tempo, ótimo para autores de ficção científica, mas que nossos cérebros não conseguem processar” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 23-09-2012.
“Pior, colocou-nos num universo onde massa e energia são permutáveis e surge uma misteriosa velocidade da luz que opera como a taxa de câmbio entre as duas” – Hélio Schwartsman, jornalista – Folha de S. Paulo, 23-09-2012.
Pondé
“Acho curiosas as reações que os artigos de Luiz Felipe Pondé ("Ilustrada", às segundas-feiras) causam nas pessoas. Será que a esquerda se tornou careta e a direita, mais progressista?” - Francisco Xavier Fernandez (São Paulo, SP) – Painel do Leitor – Folha de S. Paulo, 23-09-2012.
Todas as religiões
"Não tive tempo de ficar deprimida. Meu divã sou eu, meu filho, meus amigos. Rezei muito. Sempre fui católica e simpatizante do candomblé. Aprendi a respeitar todas as religiões” - Astrid Fontenelle, apresentadora do canal GNT,diagnosticada com lúpus há oito meses, cujo programa "Chegadas e Partidas" foi eleito o melhor de 2011 pela Associação Paulista de Críticos de Arte - Folha de S. Paulo, 23-09-2012.
Por que?
"Por que meu corpo quer me destruir? Justo quando tava tudo certo na vida: recém-casada, curtindo meu filho fofo. Tinha acabado de ser premiada" - Astrid Fontenelle, apresentadora do canal GNT,diagnosticada com lúpus há oito meses, cujo programa "Chegadas e Partidas" foi eleito o melhor de 2011 pela Associação Paulista de Críticos de Arte - Folha de S. Paulo, 23-09-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU