24 Agosto 2012
"Com visual minimalista e "cool", o Tumblr já tem uma legião de fãs, tanto do lado de publicadores de conteúdo quanto de usuários finais. O Brasil, como segundo maior mercado do serviço, atraiu a atenção da empresa, que já enviou executivos para entender o país e anunciou no início do ano a abertura de escritório local, o primeiro fora dos EUA", ressalta o professor da área de marketing digital da pós-graduação da ESPM, Pedro Waengertner, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 18-08-2012.
Eis o artigo.
Você provavelmente já usou o Tumblr, mesmo que ainda não tenha sido formalmente apresentado ao serviço. O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de usuários da rede, ficando atrás apenas dos EUA.
Mistura de blog, microblog e rede social, o Tumblr já conta com mais de 50 milhões de usuários no mundo, tornando-se uma das empresas mais quentes do Vale do Silício.
Uma das características mais marcantes do serviço é a simplicidade e a facilidade de uso. Em poucos minutos, qualquer usuário consegue configurar o seu blog e começar a publicar conteúdo. E é possível seguir blogs de outros usuários, criando um mural de atualizações.
Com visual minimalista e "cool", o Tumblr já tem uma legião de fãs, tanto do lado de publicadores de conteúdo quanto de usuários finais.
O Brasil, como segundo maior mercado do serviço, atraiu a atenção da empresa, que já enviou executivos para entender o país e anunciou no início do ano a abertura de escritório local, o primeiro fora dos EUA.
A adesão dos brasileiros às redes sociais não é sentida apenas pelo Tumblr. O Brasil já é o segundo país em usuários também de Facebook e Twitter e rapidamente vem absorvendo novidades como o Pinterest, por exemplo.
Com os indicadores crescendo em todas as áreas digitais, devemos ver o Brasil cada vez mais importante para o negócio das redes sociais.
Já avaliada na casa do bilhão de dólares, a rede busca formas de monetização, o grande desafio do setor. Recentemente começou a aceitar anúncios em seções específicas, testando modelos.
David Karp, criador da empresa, sempre se mostrou resistente a veicular publicidade no site, temendo a descaracterização do serviço, mas a pressão dos investidores por resultados está fazendo com que formas de gerar receita sejam exploradas.
Casos como o do Instagram, que foi comprado recentemente por U$ 1 bilhão pelo Facebook com basicamente nenhuma receita, estão ficando cada vez mais raros e todas as redes sociais estão buscando formas consistentes de gerar renda.
As duas redes que já conseguiram fazer essa transição foram o Facebook e o LinkedIn, ambas com capital aberto na Bolsa e gerando receitas consideráveis.
Uma das atividades mais divertidas no Tumblr é explorar sem rumo os blogs, descobrindo novidades, pontos de vista interessantes, cartunistas, colecionadores e vários criadores e curadores de conteúdo, que mostram que há vida inteligente na web.
Não sabemos o futuro da rede como negócio, mas é um site que vale a pena explorar.