24 de março de 1980

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Como o dinheiro dos combustíveis fósseis transformou a negação climática na “palavra de Deus”. Artigo de Henrique Cortez

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Março 2017

Fonte: http://bit.ly/18b9KiX

Dom Oscar Romero morreu no dia 24 de março de 1980 (El Salvador).

Ele sabia que iam matá-lo e sabia de onde Ele viria a bala.

Foi assassinado de um só disparo no coração, enquanto rezava a missa na capela de um hospital para doentes de câncer. Ele era então o líder mais popular do país e também um pacifista incômodo em um país à beira da guerra civil. Suas homilias, que eram transmitidas por rádio, chegavam a todos os cantos do país.

Havia sido nomeado arcebispo em 1977, com o apoio dos setores mais conservadores da Igreja.

Mas a morte de um sacerdote de base muito amigo, assassinado por paramilitares junto com dois agricultores, o levou a denunciar cada vez com mais força os massacres dos grupos paramilitares que se sucediam diariamente. Também o levou a aprofundar sua opção pelos pobres a partir dos textos do Concílio Vaticano II e do Congresso de Medellín.

Romero será beatificado no dia 23 de maio

O bispo mártir de El Salvador, Óscar Arnulfo Romero, será beatificado no próximo dia 23 de maio, segundo anunciou, em terras salvadorenhas, o postulador da causa, cardeal Vicenzo Paglia.

O presidente do Pontifício Conselho para a Famíia, que se encontra na América Central ultimando os detalhes do evento, adiantou a data na véspera do aniversário do assassinato de Rutilio Grande.

“Não se pode entender a Romero sem Rutilio”, declarou.

Paglia chegou a El Salvador para reunir-se com o presidente Salvador Sánchez Cerén e a alta hierarquia da cúria salvadorenha. O enviado do Vaticano já definira a data da beatificação e veio discutir a organização do evento com ambos.

Na tarde de hoje, Paglia visitará o túmulo de Romero e presidirá uma missa de ação de graças na paróquia de San José de La Montaña.

Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980, por ódio à fé.

Paglia acredita que que a demora da causa de beatificação somente confirma os desígnios de Deus. “Romero deveria ser beatificado sob o pontificado do primeiro papa latino-americano. Hoje consigo explicar mais profundamente as causas de tantos atrasos: Deus esperava o papa Francisco. Deus escreveu esta página com as linhas tortas dos opositores”, afirmou Paglia antes de viajar para El Salvador. (A informação é publicada por Religión Digital, 11-03-2015. (A tradução é de IHU On-Line).

Leia mais

Estátua de Romero no pórtico dos mártires na Abadia de Westminster.   Fontehttp://bit.ly/1xeiWi5