Cuba. Conselho Ecumênico saúda visita do papa

Mais Lidos

  • A falácia da "Nova Guerra Fria" e o realismo de quem viu a Ásia por dentro: a geopolítica no chão de fábrica. Entrevista com Eden Pereira

    LER MAIS
  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

21 Março 2012

Visita de presidentes de países e de denominações mundiais sempre trazem benefícios à nação, de modo especial numa época em que se busca o resgate de valores humanos, disse o reverendo Marcial Miguel Hernández, presidente do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC), ao comentar a vinda do papa a Cuba, na segunda-feira, 26.

“Saudamos a chegada de Bento XVI e confiamos que sua visita não seja de bênção apenas para os católicos cubanos, mas para o país todo, envolvido como nunca na busca da harmonia do povo e na luta por uma paz integral, com justiça, que Jesus Cristo prometeu à humanidade”, disse Hernández à ALC.

A reportagem é de José Aurelio Paz e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 20-03-2012.

Por causa da visita, o CIC postergou a data de sua assembléia geral para maio, quando avaliará os resultados da vinda do papa a Cuba e como melhorar ainda mais as relações entre católicos e protestantes, agregou o presidente do organismo ecumênico. As relações entre o CIC e a Igreja Católica cubana estão num de seus melhores momentos, qualificou.

Igreja e CIC são parceiros na leitura conhecida como Lectio Divina, com a troca de materiais literário produzido pelo organismo ecumênico e das 11 dioceses católicas da Ilha, e dos seminários chamados de “Lectionautas”.

Hernández mencionou ainda as oficinas auspiciadas pela atividade “A fé vem pelo ouvir”, que divulga o Novo Testamento em áudio, com equipamento de alta tecnologia e dirigido a pessoas com deficiências visuais, ação que contribui também para a evangelização do setor católico. Protestantes e católicos cubanos realizam celebrações ecumênicas há anos, além de promoverem a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.