16 Fevereiro 2012
Desastre tucano
“De olho em 2014, Serra agora tem pressa. Em conversa com tucanos, segundo o noticiário da "Folha", Serra avaliou que seria "um desastre" para qualquer projeto político do PSDB uma aliança entre o PT e o PSD. Ou seja, para evitar o desastre tucano, só tem um jeito de segurar Kassab: se Serra for o candidato a prefeito” – Ricardo Kotscho, jornalista – no blog Balaio do Kotscho, 15-02-2012.
Emoções
“A campanha eleitoral em São Paulo promete fortes emoções. Não percam os próximos capítulos. Estamos só no começo” – Ricardo Kotscho, jornalista – no blog Balaio do Kotscho, 15-02-2012.
Passo em falso?
“Elogiado frequentemente por sua astúcia na articulação política, o ex-presidente Lula pode ter dado um grande passo em falso ao promover o namoro de Fernando Haddad (PT) com o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab” – Rogério Gentile, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
“Querendo ou não, por conta do estrategista Lula, Haddad terá de pegar mais leve com o companheiro Kassab na campanha” – Rogério Gentile, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Nunca antes
“Observação de uma raposa: se a candidatura de José Serra (PSDB) vier a existir e Gilberto Kassab (PSD) terminar por apoiá-la, o prefeito será o primeiro político em três décadas a passar a perna em Lula” – Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Jogo mudado
“A eleição paulistana estava desequilibrada, com o PT muito forte e o PSDB muito enfraquecido. A entrada de Serra reequilibra todo esse jogo. Se é que vai fazer o que sempre faz: na última hora, dizer "sim" – Eliane Cantanhêde, jornalista – b, 16-02-2012.
Maior jogador
‘Kassab está se configurando como um dos maiores jogadores da política. Nunca tinha visto alguém terminando um mal governo com tanta força” – Eliane Cantanhêde, jornalista – b, 16-02-2012.
Baile
"Kassab nos deixou numa sinuca. Esse prefeito está dando um baile de política tanto no PT como no PSDB” – Jorge Viana, senador – PT-AC – O Estado de S. Paulo, 16-02-2012.
Noites mal dormidas
“A Marta (Suplicy) fez um dos gestos mais interessantes, ao abrir mão da candidatura para apoiar Haddad. Ela já deu uma contribuição importante e tem autoridade para fazer qualquer comentário. Nesse ambiente político em que a gente vive temos de passar noites maldormidas” – Jorge Viana, senador – PT-AC – O Estado de S. Paulo, 16-02-2012.
Seletiva
“O que o PT faz hoje é uma privatização seletiva” – Jorge Viana, senador – PT-AC – O Estado de S. Paulo, 16-02-2012.
Gilberto@
“Deve ter sido por causa da “Veja”, que publicou a troca de e-mails entre Gilberto Carvalho e a lobista Christiane Araújo. O ministro mudou de e-mail” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 15-02-2012.
Oremos 1
“Gilberto Carvalho encarou ontem um encontro com os deputados evangélicos João Campos (GO) e Paulo Freire (SP), ambos apoiadores de José Serra em 2010. O pai de Freire, José Wellington Costa Júnior, estrelou participação no programa de TV do tucano na campanha presidencial” – Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Oremos 2
“No esforço para mostrar afinidade com a bancada evangélica, o secretário-geral da Presidência lembrou que foi parar na mais recente edição da revista "Veja" por sua suposta ligação com Christiane Araújo, levada por evangélicos ao Palácio para rezar por Lula. A advogada relatou à PF contatos entre autoridades do governo e Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM” – Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
O preferido de Dilma
“O nome preferido de Dilma para o Ministério do Trabalho, da cota do PDT, é o do deputado Brizola Neto. Mas, como sabe que o neto do velho Brizola é impopular na bancada, deve aceitar seu colega Vieira da Cunha” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 15-02-2012.
Angústia da espera
Depois de conversar mais uma vez com o presidente do PDT, Carlos Lupi, sobre a demora na indicação de seu substituto no Ministério do Trabalho, Romildo Bolzan ouviu dele que apresentará à presidente Dilma Rousseff, quando ela chamar, os nomes do deputado gaúcho Vieira da Cunha e do presidente do partido em Santa Catarina, Manoel Dias. Lupi confirmou que Vieira foi vetado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical, um caso clássico de fogo amigo. Por essas e outras, o PDT tem pouca esperança de que na visita à Festa da Uva, hoje, Dilma anuncie Vieira no ministério” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 16-02-2012.
Menos
“A ameaça do deputado Paulinho (PDT-SP) de levar a Força Sindical para a oposição caso Vieira da Cunha (RS) assuma o Ministério do Trabalho rachou a central. "Se o governo estiver com os trabalhadores, apoiaremos. Se estiver contra, criticaremos", diz o secretário-geral, João Carlos Gonçalves” – Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Sagrado e profano
“A Igreja e a folia estão de bem. O bloco Vai tomar no... Grajaú, cujo nome lembra... você sabe, parou de tocar ao passar, domingo, pela Igreja de N. S. do Perpétuo Socorro na hora da missa. O puxador do samba ainda mandou “um abraço para o padre Jorge”. Não é fofo?” – Ancelmo Góis, jornalista – O Globo, 15-02-2012.
Todo cuidado
“A ex-primeira-dama Marisa Letícia está barrando quase todos os amigos que querem visitar Lula no hospital. Pede que poupem o marido para que ele descanse a voz. Lula atravessa a fase mais penosa de seu tratamento contra o câncer” - – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
“O que o Xingu (filme de Caio Hamburger que estreia na sexta-feira santa) guarda é uma pálida amostra do que foi a grandeza das tribos indígenas na Amazônia. O plano final é de uma beleza de cortar o fôlego. O paraíso sonhado e, por um momento, encontrado, antes de se perder. Xingu não é apenas correto, como andaram escrevendo alguns críticos depois de sua exibição em Manaus. Tem classe, é muito bom. Aguarde para constatar” – Luiz Carlos Merten, crítico de cinema – O Estado de S. Paulo, 14-02-2012.
Na Paz de Cristo
"Os padres Marcelo Rossi (à esq.) e Fábio de Melo podem gravar músicas juntos. Depois de trocas de farpas pela imprensa, eles se encontraram na sexta passada, em Natal, num evento da Jornada Mundial da Juventude.
"Eu me aproximei e disse que tudo que ele leu é mentira", diz o padre Marcelo. "Somos amigos, somos Igreja Católica. Tenho respeito por ele e um amigo em comum, o [deputado] Gabriel Chalita."
Eles podem cantar juntos para "dar prova da amizade". "Nossa diferença é que eu uso roupa clerical e ele, não. Mas o que importa é o conteúdo e isso ele tem." Trocaram telefones. "O celular dele mudou e eu não tinha", diz Rossi - – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Bola
“Ricardo Teixeira teria escolhido a dedo a data para anunciar sua intenção de deixar a CBF: bem pertinho do Carnaval, para que a folia encobrisse o impacto de sua saída da entidade” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Bola 2
“O desprezo de Dilma Rousseff por Teixeira foi decisivo para esvaziar seu poder, dizem amigos próximos dele. Há alguns dias, em viagem a Brasília, o cartola "nem sequer pediu audiência" a ela, segundo interlocutor. Por um motivo: sabia que bateria com a cara na porta” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Bola 3
“Desde dezembro, quando a coluna noticiou que ele se licenciaria da entidade e surgiram os primeiros rumores de que sairia da CBF, Teixeira amarrou acordos com José Maria Marin, vice-presidente e seu eventual substituto. Um deles: manter Ronaldo e Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians, ligados à confederação” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Bola 4
“No São Paulo, a retirada de Ricardo Teixeira de cena traz alívio óbvio. Ainda mais que Marin até já jogou futebol pelo clube” – Mônica Bergamo, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Chávez e o Equador
“Adorei que aquele BBB, Rafa, que disse que o Chávez é presidente do Equador! E ninguém discordou!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
Vale do Silicone
“O Sambódromo é o Vale do Silicone! E o que Deus criou só o silicone segura!” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 16-02-2012.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU