Gelo marinho bate recorde de derretimento no Ártico

Mais Lidos

  • Encíclica do Papa Leão XIV: "Vamos desarmar a IA e permanecer humanos"

    LER MAIS
  • “A extrema-direita conseguiu monopolizar um tipo de humor agressivo, hierárquico, idealista, dogmático e unilateral.” Entrevista com Bernat Castany

    LER MAIS
  • Pentecostes! Breve reflexão para cristãos ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

10 Setembro 2011

A capa de gelo que cobre o Oceano Glacial Ártico registrou neste ano um novo e preocupante recorde de derretimento, ao se reduzir a uma superfície de 4,24 milhões de quilômetros quadrados.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo, 10-09-2011.

Um porta-voz do Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, anunciou hoje que o recorde ultrapassou a marca anterior, de 2007, quando a superfície de gelo chegou a 4,26 milhões de quilômetros quadrados. "A superfície do gelo no verão caiu, desde 1972, em 50%", disse o pesquisador Georg Heygster. Ele atribuiu o descongelamento às mudanças climáticas.

O cientista alemão confirmou que tanto a rota marítima a nordeste, próxima à costa da Rússia, quanto a rota a noroeste, que faz limite com o Canadá, ficaram abertas como consequência do descongelamento.

O mais recente boletim do Centro de Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos, divulgado na terça-feira, dizia que o recorde estava para ser quebrado.