Roma espera 300 mil fiéis para a beatificação de João Paulo II

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

29 Março 2011

Cerca de 300.000 peregrinos assistirão à beatificação no Vaticano do Papa João Paulo II, prevista para o próximo dia 1º de maio, indicaram nesta terça-feira fontes da Obra Romana de Peregrinações - OPR, que organiza visitas religiosas.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 29-03-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Esperamos cerca de 300 mil pessoas", assegurou o padre Cesare Atuire, responsável da OPR, que coordena com as autoridades religiosas e locais de Roma a chegada dos peregrinos à capital.

É um número menor do que o anunciado pelo cardeal José Saraiva Martins e a prefeitura de Roma, que calculavam cerca de 2 milhões de pessoas, devido ao fato de que, nesse dia, se celebram em Roma vários eventos multitudinários por causa da festa do trabalho.

Além disso, inúmeros japoneses cancelaram sua visita a Roma para essa temporada devido ao terremoto do último dia 11 de março em seu país, assim como norte-americanos que temem problemas por causa do conflito na Líbia.

A cerimônia de beatificação de João Paulo II será celebrada no domingo 1º de maio na Praça de São Pedro e será presidida por Bento XVI.

Várias missas e atos religiosos foram programados por ocasião da beatificação de um dos pontífices mais populares da história recente, que reinou por 27 anos.

Na véspera, dia 30 de abril, uma missa de preparação será celebrada no Circo Máximo, no centro de Roma, enquanto no dia 2 de maio será oficiada uma missa de ação de graças na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado.

A sepultura definitiva dos restos de João Paulo II se realizará sucessivamente na Basílica de São Pedro, na capela de São Sebastião, ao lado da capela onde se encontra a célebre estátua da Pietà de Michelangelo, na ala direita do tempo, e será realizada de forma privada.

O primeiro Papa eslavo da história faleceu no dia 2 de abril del 2005 e será beatificado no prazo recorde de seis anos e um mês.

Um segundo milagre deverá ser comprovado para chegar a ser canonizado.