11 Janeiro 2011
"Incrível". Assim o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, definia, há duas semanas, o êxito da campanha anual de doações, que recolheu 16 milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento dessa enciclopédia aberta que os próprios internautas editam e que é o quinto site mais visitado da Internet.
A reportagem é de Tomàs Delclós, publicada no jornal El País, 11-01-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
No próximo sábado, dia 15, a Wikipédia completa o 10º aniversário. A edição em espanhol, além disso, tem outro motivo de celebração: foi reconhecido o capítulo espanhol da Fundação Wikimedia, Wikimedia Espanha. Algo que os promotores da edição em catalão não conseguiram. Com 278 edições em diversas línguas (algumas inativas), a Wikipédia alberga mais 17,5 milhões de entradas.
A edição em espanhol beira os 700 mil artigos e é a quarta em número de visitas. São criados cerca de 400 artigos por dia, com 225 colaboradores muito ativos, que realizam 10 ou mais edições por dia.
María Sefidari, vice-presidente do nascente capítulo espanhol da Fundação Wikimedia, repassa com satisfação esses números, embora considere que ainda há tarefas pendentes. "Uma das debilidades detectadas é a escassa presença de mulheres editoras, especialmente na versão em espanhol. O fato de o idioma espanhol evidenciar o gênero dos autores pode provocar que, em ocasiões, haja menos cordialidade e respeito entre alguns editores".
Os do sexo feminino, sem chegar a considerá-lo como um ambiente hostil, deixam de colaborar. Sefidari persiste e dentro da hierarquia a nomenclatura de tarefas da Wikipédia ela é bibliotecária (com capacidade para proteger ou apagar artigos) e burocrata (com autoridade para admitir novos bibliotecários/as).
Diante da tradicional crítica à confiabilidade da enciclopédia, Sefidari insiste que ela não é uma fonte direta, mas a maioria dos artigos remetem a elas, para que o leitor possa comprovar a veracidade dos dados. De fato, houve um histórico e polêmico estudo da Nature que dava à Wikipédia mais confiabilidade do que à Enciclopédia Britânica.
Para evitar o vandalismo editorial, algumas entradas da enciclopédia são protegidas parcialmente (internautas anônimos ou registrados nos últimos quatro dias não podem editá-los) ou totalmente (só podem ser editadas pelos bibliotecários). Trata-se sempre de uma medida temporal. Por exemplo, na versão em espanhol, o verbete dedicado ao atual presidente do governo está protegida totalmente, mas outras menos previsíveis, como "Leis de Mendel", também estão.
Uma polêmica muito recente foi protagonizada pelos responsáveis da edição catalã, que queriam obter o reconhecimento da Fundação Wikimedia como um capítulo independente do espanhol e que refletisse os territórios onde se fala essa língua.
"Não o conseguiram porque os capítulos são organizados por Estados e não por idiomas", explica Sefidari. "Por exemplo, já existe o capítulo argentino e agora será criado o espanhol. Se os capítulos são organizados por idiomas, não teria sentido que o espanhol tivesse dois. Os idiomas são um instrumento, não o fim, dos capítulos para cumprir seus objetivos".
Os chamados capítulos são organizações que promovem o conhecimento livre em um território determinado e que devem contar com o visto bom da Fundação Wikimedia.
Joan R. Gomà, professor da Escuela de Ingenieros Industriales e presidente de Amical Viquipèdia, lamenta que não se possa constituir o capítulo catalão porque o critério de criação são os Estados e não as línguas. "Isso, em Estados monolíngues, não cria problemas, mas em outros, como no nosso caso ou no da Bélgica, sim. Na Suíça, apesar disso, isso foi resolvido com um acordo que permite que um representante de cada comunidade linguística esteja presente na direção do capítulo".
A edição catalã é a mais veterana do planeta Wikipedia depois da inglesa. "Foi registrada depois da alemã, mas esta tardou mais em incorporar artigos. A catalã, minutos depois de ser lançada, já estava ativa". A Viquipèdia em catalão superou os 300 mil artigos. Há também edições em basco, galego, estremenho, aragonês, bable...
Para Felipe Ortega, pesquisador do GSyC/Libresoft, da madrilenha Universidade Rey Juan Carlos, e especialista em Wikipédia, reconhecido internacionalmente, a celebração do 10º aniversário é uma boa notícia, porque demonstra que responde a uma demanda da comunidade e que soube se adaptar a suas novas exigências. Um dos desafios para o futuro é persistir na melhoria dos novos artigos e aumentar as vias de colaboração com o mundo universitário que já estão abertas.
410 milhões de leitores
- Em menos de 50 dias, meio milhão de pessoas doaram um total de 16 milhões de dólares para sustentar o projeto.
- 410 milhões de visitantes únicos mensais fazem da enciclopédia o quinto site da Internet mais visitado do mundo, segundo dados de novembro de 2010.
- A Wikipédia é o único site Top 10 da Internet que não tem publicidade.
- Na edição em espanhol, 29% de todas as edições que recebe são feitas de usuários anônimos.
- O primeiro artigo da Wikipédia em espanhol foi criado no dia 22 de maio de 2001 e foi "Anexo: países do mundo". Atualmente, existem 943 artigos destacados (o nível mais alto de qualidade), 2.290 artigos bons (o segundo nível mais alto) e 140 bibliotecários.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Wikipédia: 10 anos e 278 edições - Instituto Humanitas Unisinos - IHU