Biden afirma que Papa Francisco lhe disse para “continuar recebendo a Comunhão”

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

30 Outubro 2021

 

Após uma longa reunião com o Papa Francisco, o presidente Joe Biden contou nessa sexta-feira, 29, que o papa lhe disse que ele era um “bom católico” e o encorajou a continuar recebendo a Comunhão.

 

A reportagem é de America, 29-10-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

“Acabamos de falar sobre o fato de que ele estava feliz por eu ser um bom católico e continuar recebendo a Comunhão”, disse Biden.

Alguns bispos nos Estados Unidos disseram que o apoio de Biden ao direito ao aborto deveria impedi-lo de receber a Comunhão. No mês que vem, os bispos dos Estados Unidos devem votar um documento sobre a Eucaristia que alguns bispos disseram ser necessário para abordar os políticos católicos que se desviam do ensino da Igreja.

Embora o presidente participe regularmente da missa, seus comentários em Roma marcam um afastamento da sua prática de evitar discutir amplamente a questão da Comunhão em público.

Quando questionado nessa sexta-feira se ele conversou com os bispos dos Estados Unidos sobre o assunto, Biden disse: “Essa é uma conversa particular”. Ele disse que ele e o Papa Francisco não discutiram o aborto durante sua reunião. De acordo com declarações emitidas pela Casa Branca e também pelo Vaticano após a reunião, os dois discutiram as mudanças climáticas, a Covid-19 e o conflito internacional.

Falando aos repórteres após a reunião, Biden chamou a reunião de “maravilhosa” e disse que ele e o papa rezaram pela paz. Embora o presidente não tenha recebido a Comunhão nessa sexta-feira – o que seria sem precedentes para esse tipo de reunião – ele disse que o papa abençoou alguns rosários.

De acordo com o Vaticano, durante sua reunião, Biden presenteou Francisco com uma casula, uma vestimenta litúrgica, feita em 1930 pelo famoso alfaiate papal Gammarelli e usada pela ordem jesuíta do papa nos Estados Unidos, onde ela estava guardada nos arquivos da Igreja da Santíssima Trindade, a paróquia regular de Biden em Washington. A Casa Branca disse que faria uma doação para as instituições de caridade em nome do papa.

Biden também entregou aquela que é conhecida como uma “moeda de desafio” [challenge coin] na palma da mão do papa durante um aperto de mãos e saudou Francisco como “o guerreiro da paz mais importante que eu já conheci”.

A moeda personalizada retrata o Estado natal de Biden, Delaware, e traz uma referência à unidade militar do seu falecido filho Beau, a 261st Theater Tactical Signal Brigade. Biden disse a Francisco que Beau, que morreu de câncer no cérebro em 2015, gostaria que ele presenteasse a moeda ao papa.

“A tradição – e estou brincando a respeito disso – é que, da próxima vez que eu lhe vir, se o senhor não a tiver, terá que pagar as bebidas”, disse Biden, referindo-se à moeda. Ele acrescentou: “Eu sou o único irlandês que o senhor conheceu que nunca bebeu”.

Francisco riu e respondeu: “Os irlandeses trouxeram uísque”.

Biden, 78 anos, também contou a história do jogador de beisebol estadunidense Satchel Paige, um arremessador negro que jogou até os 50 anos de idade, em uma parábola sobre o envelhecimento. “Quantos anos você teria se não soubesse quantos anos tem?”, disse Biden, citando Paige. “Você tem 65, eu tenho 60”, acrescentou Biden, enquanto Francisco, 84 anos, apontava para a sua cabeça e ria.

Francisco presenteou Biden com um azulejo de cerâmica representando a iconografia do peregrino, assim como uma coleção dos principais documentos do magistério do papa, disse o Vaticano. No vídeo vaticano, ele podia ser ouvido pedindo para a primeira-dama, Jill Biden: “Reze por mim”.

 

Leia mais