26 Abril 2021
Faleceu ontem, 25 de abril, Domingo Dom Bom Pastor, Dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa – BA e presidente da Comissão Pastoral da Terra – CPT. Ele tinha sido internado ontem, 24 de março, em Salvador, e os médicos estavam estudando a causa de sua doença.
A informação é de Luis Miguel Modino.
Nascido na Bélgica em 31 de dezembro de 1944, chegou no Brasil em12 de fevereiro de 1976. Ele tinha se formado no Seminário para América Latina, respondendo assim à sua vocação missionária. Durante mais de 18 anos, ele foi padre na diocese de Alagoinhas – BA, onde desempenhou diferentes serviços.
Dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa-BA, e Presidente da CPT. (Foto: CEBs do Brasil)
Em 28 de agosto de 1994 foi ordenado bispo, assumindo como 4º bispo da diocese de Ruy Barbosa – BA, no dia 18 de setembro. Dom André foi bispo de Ruy Barbosa até 15 de abril de 2020, em que o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia e foi nomeado seu sucessor, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, passando a ser emérito.
Sempre ligado ao trabalho com os agricultores e à defesa da terra, ele era formado em agronomia, Dom André assumiu em 2015 a vice-presidência da Comissão Pastoral da Terra, passando a ser presidente em 2018. Recentemente, na XXXIII Assembleia Nacional da CPT, celebrada de 6 a 8 de abril, tinha sido reeleito como presidente.
Dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa-BA, e Presidente da CPT. (Foto: Luis Miguel Modino)
Dom André sempre foi uma pessoa de extrema simplicidade, pobre entre os pobres, com grande disposição para escutar, um pastor com cheiro de ovelha. Ele se destacou pelo seu talante moderado, não impedindo isso ter uma atitude profética em defesa do povo diante das injustiças, um compromisso do qual nunca abriu mão.
Dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa-BA, e Presidente da CPT. (Foto: Luis Miguel Modino)
Em nota, a Diocese de Ruy Barbosa, através do seu bispo, tem informado sobre seu falecimento, afirmando que “toda a família Diocesana, Bispos, Padres, Diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, nos juntamos ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza as verdes pastagens que ele é merecedor”.
A Comissão Pastoral da Terra também tem emitido uma nota onde com grande pesar comunica a notícia do falecimento de seu presidente, recolhendo brevemente sua trajetória vital, especialmente sua missão durante 45 anos no Brasil e seu serviço na Comissão Pastoral de Terra.