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A saída da Ford. Nota de Luiz Carlos Bresser-Pereira

Foto: Mike Mozart | Flickr CC (edição: IHU)

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18 Janeiro 2021

"O acordo automotivo de 1995 salvou as montadoras. Mas como não se sabia que estavam assim neutralizando a doença holandesa em relação ao mercado interno, quando começou a pressão liberal, a resistência das montadoras foi pequena", constata Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista e professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, em nota publicado por Portal Disparada, 17-01-2020.

Eis o texto. 

A Ford está saindo do Brasil. Ao se aproximar a data de demissão dos últimos 5 mil funcionários, os artigos e matérias nos jornais se avolumam.

De um lado, dois economistas desenvolvimentistas, Nelson Barbosa e Nelson Marconi, de outro um economista liberal, Samuel Pessoa, e um editorial de Valor lamentam o fato.

Mas, afinal, o que dizem todos é que a indústria automobilística, embora excessivamente onerada com impostos, é compensada com subsídios, de forma que decisão da Ford decorre de má administração?

Será verdade, ou antes, desde o célebre acordo automotivo de 1995, foram criados incentivos de cerca de 35% que impediram que acontecesse com as montadoras o que aconteceu com o resto da indústria brasileira: fosse liquidada.

A indústria de transformação passou por violenta desindustrialização porque, a partir de 1990, o Brasil deixou de neutralizar a doença holandesa – e a indústria passou a enfrentar uma grande desvantagem competitiva.

A neutralização da doença holandesa era feita intuitivamente através de elevadas tarifas de importação e elevados subsídios à exportação de manufaturados. Em 1990 as tarifas foram radicalmente baixadas e os subsídios, eliminados.

O acordo automotivo de 1995 salvou as montadoras. Mas como não se sabia que estavam assim neutralizando a doença holandesa em relação ao mercado interno, quando começou a pressão liberal, a resistência das montadoras foi pequena.

E assim estamos acabando com a indústria automobilística no Brasil. Há muito perdemos a capacidade de exportar, e à medida que caíram as tarifas, as empresas deixaram de ser competitivas internamente.

Sempre se pode dizer que o problema é a incompetência da Ford, mas é assim que nos auto-enganamos.

Escrevo esta nota para fazer um apelo aos jovens economistas. Façam pesquisa para confirmar ou rejeitar o que estou afirmando. Eu sei que o momento não é bom porque desde 2014 a taxa de câmbio está competitiva.

Mas ninguém se engane. Está competitiva porque os preços das commodities caíram, porque a taxa de juros caiu, e porque os investidores estrangeiros perderam confiança no Brasil.

Leia mais

  • Para superação das crises, Brasil precisa abandonar o liberalismo econômico. Entrevista especial com Luiz Carlos Bresser-Pereira
  • Bresser-Pereira, economista e ex-ministro da Fazenda, sugere: “esquecer as velhas teorias e gastar”
  • O desafio brasileiro. Artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira
  • Fim das operações da Ford gera prejuízo de R$ 5 bilhões para a Bahia
  • Bispo de Camaçari (BA) demonstra preocupação com desemprego por conta do fechamento das fábricas da Ford no Brasil
  • A Ford e a desindustrialização. Artigo de Paulo Kliass
  • Por que a Ford saiu do Brasil? A implosão de nosso mercado interno
  • Saída da Ford deve fechar 60 mil vagas na Bahia, onde 19,8% já estão desempregados
  • Ford ‘foge’ do Brasil após se beneficiar, mas decisão também mostra ‘total incapacidade do governo’
  • Se a Ford abriu mão de produzir no Brasil, o mercado brasileiro também pode abrir mão da Ford. Nota do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
  • O fim: depois de um século, Ford anuncia fechamento de suas fábricas no Brasil

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