Covas diz que trabalho de Júlio Lancellotti é “incômodo necessário”

Padre Júlio Lancellotti recebeu ameaças ao prestar assistência às pessoas em situação de rua. | Foto: Reprodução/Instagram

Mais Lidos

  • Modelo analítico do Norte Global para compreender o recrudescimento de novos autoritarismos não pode ser padronizado para nossa região do mundo, pondera a pesquisadora. Heterogeneidades de cada país devem ser levadas em consideração, observando a extrema-direita do Sul Global a partir do Sul Global

    O Sul Global como laboratório de investigação sobre a extrema-direita. Entrevista especial com Tatiana Vargas Maia

    LER MAIS
  • Trump desfere golpe sem precedentes na política climática dos Estados Unidos ao colocar fim aos limites de emissões

    LER MAIS
  • “Alter Christus”: uma breve história de uma expressão ambígua. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Setembro 2020

Na terça-feira 15, o padre recebeu ameaças ao prestar assistência às pessoas em situação de rua.

A reportagem é publicada por CartaCapital, 16-09-2020.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), declarou que o trabalho do Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de SP, é um “incômodo necessário” para a Prefeitura.

“[O trabalho do padre Júlio é] um incômodo, mas um incômodo necessário para que a Prefeitura não perca o foco de atender e atender bem essa parte da população”. A declaração foi feita durante entrevista concedida ao jornal El País Brasil nesta quarta-feira, 16.

Candidato à reeleição, Covas disse que não há uma investigação em curso “para poder demitir ou retirar do serviço público qualquer pessoa que possa ter ameaçado ele”, mas ressaltou que a Prefeitura está à disposição do sacerdote.

O prefeito ainda disse que se alguém tivesse motivos para reclamar do padre seria ele, que recebe telefonemas todos os dias. “Nunca o padre Júlio veio me solicitar que empregasse um primo, que contratasse empresa de um amigo, nunca veio pedir nada para ele, sempre veio solicitar para essa população que muitas vezes não tem voz”, afirmou o prefeito.

Júlio Lancellotti registrou boletim de ocorrência

Na terça-feira 15, Julio Lancellotti registrou um boletim de ocorrência após receber ameaças na rua por causa de sua atuação.

O padre afirma ter sido ameaçado por um motoqueiro, no centro de São Paulo, que passou por ele em uma praça e gritou “padre filho da p*ta, defensor de nóia”. Alguns homens que também aparecem em um vídeo confirmam a cena de violência.

O caso aconteceu após ataques virtuais do deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Patriotas), conhecido como ‘Mamãefalei’, candidato à Prefeitura.

 

Leia mais