07 Mai 2020
Em Itu, cidade a 100 Km de distância da capital São Paulo, o pastor Rafael Durso, da Igreja DNA (Debaixo da Nuvem de Adoção, e por isso ela entende ter o DNA de Deus), realizou culto inovador em tempos de coronavírus, no domingo à tarde, 3 de maio: lotou um estacionamento do Ginásio Prudente de Moraes, que comporta 180 carros.
A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.
O culto foi transmitido também pelas redes sociais da igreja, que exibiam a mensagem “permaneça no carro”, relata o repórter Marcelo Toledo, da Folha de S. Paulo. Os aplausos, comuns nas celebrações presenciais, foram substituídos por buzinaços. A celebração durou pouco mais de uma hora e meia. Durso pretende repetir o culto no estacionamento no próximo domingo.
Na manhã do dia 3, a Comunidade Família Cristã, de Itu, também inovou: armou tendas na via pública e as famílias que passavam de carro pelo local recebiam a bênção de pastores e voluntários, sem saírem dos veículos. A atuação da igreja na via pública durou cerca de duas horas e os fiéis, depois de abençoados, gritavam frases como “Deus abençoe”.
Até o sábado, 2 de maio, Itu registrava três mortes por covid-19, e 22 casos confirmados pela Secretaria da Saúde do município.