Voluntária jesuíta é morta nas Filipinas

Genifer Buckly. | Foto: Divulgação/Facebook

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • O triunfo póstumo de Hannah Arendt. Artigo de Andrea Aguilar

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

28 Agosto 2019

Uma voluntária jesuíta foi morta enquanto uma outra ficou gravemente ferida após serem esfaqueadas durante uma tentativa de roubo na província filipina de Bukidnon em 23 de agosto. Bukidnon fica ao sul do país asiático.

Genifer Buckly, de 24 anos, professora e membra do grupo Jesuit Volunteers Philippines – JVP morreu em decorrência dos ataques a faca sofridos no peito e no abdômen.

A sua companheira, Anne Kathleen Gatdula, de 30 anos, advogada, foi levada ao hospital com ferimentos no estômago e nos ombros.

A informação é publicada por UCA News, 24-08-2019. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

O Jesuit Volunteer Corps é uma organização sem fins lucrativos composta de leigos que se voluntariam por 01 ano ou mais a fazer serviço comunitário em comunidades carentes.

Em nota, Rowena Cabungcal Guce, presidente do JVP, disse que Genifer e Anne “escolheram dedicar pelo menos um ano de suas vidas a servir o próximo”.

“Nos dói ver que isso aconteceu com elas”, disse. “Esse provavelmente é o desafio mais difícil destes 40 anos da JVP de mandar voluntários para comunidades empobrecidas”.

“Continuamos na espera de que o espírito de voluntarismo e serviço persista”, acrescentou Guce.

O padre jesuíta Karel San Juan, presidente da Universidade Ateneo de Zamboanga, falou que a “morte trágica de Genifer nos dói profundamente (...) mas a sua vida, o seu amor e serviço vão sempre nos consolar e inspirar”.

“Vocês deram suas vidas às suas famílias, aos seus amigos, alunos, e a muitos outros. O espírito generoso de vocês para sempre ficará em nossos corações”, disse o religioso.

Genifer formou-se em 2015 em uma universidade jesuíta. Lecionou por quatro anos numa escola de ensino médio ligada à universidade antes de se juntar, este ano, à JVP.

A polícia prendeu um suspeito, Arnold Naguilla, de 36 anos, logo após o assassinato.

Ele teria esfaqueado as duas vítimas depois que as professoras voluntárias o descobriram em seus armários tentando roubar os seus pertences.

Mapa das Filipinas com destaque para a região onde a voluntária foi morta (Fonte: Google Maps)

Leia mais