Patriarca Teodoro II exige que religiosos deletem seus perfis na internet

Papa ortodoxo copta Teodoro II (Tawadros II). Foto: St. Mark Church | Flickr

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

07 Agosto 2018

“O tempo é o dom mais precioso que Deus nos concede a cada dia, é preciso saber usá-lo. Os cristãos devem santificar o seu tempo.” Com um anúncio-surpresa justamente nas mídias sociais, o patriarca copta ortodoxo Tawadros (Teodoro) II decidiu cancelar seu perfil no Facebook. A notícia foi divulgada pelas mídias oficiais egípcias.

A nota é do jornal L’Osservatore Romano, 05-08-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

De acordo com o patriarca, “ocupar-se das mídias sociais é uma perda de tempo, tornou-se um desperdício de vida”. E por isso – afirma uma mensagem em árabe publicada na página "Pope Tawadros II" – vou fechar a minha página no Facebook. Saúdo os nossos irmãos, os nossos filhos, aqueles que adotaram a mesma postura em relação à decisão da minha Santa Igreja”.

A notícia chega depois do anúncio da morte, em circunstâncias ainda não esclarecidas, do bispo copta ortodoxo Epiphanius, abade do mosteiro de São Macário, o Grande (Dayr Abu Maqar), encontrado sem vida dentro do monastério na madrugada do domingo passado. O religioso foi morto enquanto se dirigia para cumprir o ofício das orações matinais.

Nos últimos dias, Teodoro II convidou monges e monjas da Igreja Copta Ortodoxa, sem exceção, a fecharem, dentro de um curto período de tempo (cerca de um mês), as contas pessoais e os eventuais blogs e páginas geridos por eles nas mídias sociais, como Facebook e Twitter.

Dentro desse prazo, eles terão que se despedir das formas de comunicação consideradas não apropriadas para a vida monástica, se não quiserem incorrer em penas canônicas.

Segundo o site do jornal La Stampa, essa é a disposição destinada a gerar mais repercussão entre as 12 regras ratificadas pelo Patriarca Tawadros II para todos aqueles que vivem a condição monástica na Igreja copta. A morte violenta do abade, em síntese, imprimiu uma brusca aceleração na profunda reavaliação já iniciada na Igreja copta pelo patriarca sobre esse tema.

As novas disposições para os monges coptas foram formuladas pelo comitê para os mosteiros e a vida monástica do sínodo copta, convocado pelo patriarca e do qual participaram 19 bispos e chefes de mosteiros.

As medidas visam a preservar a vida monástica na sua tradicional característica de condição apartada do frenesi mundano, marcada por momentos de oração, trabalho e silêncio. Por isso, pede-se que os monges também se retirem das mídias sociais.

Depois das disposições ratificadas pelo patriarca, outros expoentes da hierarquia copta, como o bispo Raphael, também anunciaram o fechamento de suas contas e blogs pessoais.

Leia mais