• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Com 14% de aprovação, Temer tem segunda pior popularidade em ranking das Américas

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em Gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Psicanalista revela florescimento da psicanálise brasileira no regime ditatorial. Para ele, “Ainda Estou Aqui” é exemplar no reparo psíquico e na construção de um regime de sensibilidades mais complexo da ditadura. No divã, mostra que existe uma luta de classe histórica nesta área e critica a atual medicalização do sofrimento

    “Vivemos um novo 'boom' da psicanálise, o anterior foi na ditadura militar”. Entrevista especial com Rafael Alves Lima

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Outubro 2016

Com apenas 14% de aprovação, o presidente Michel Temer é a segunda liderança mais impopular entre 20 dos principais chefes de Estado das Américas.

No ranking, compilado pela consultoria mexicana Mitofsky com base nas sondagens de opinião mais recentes, Temer aparece à frente apenas do presidente da Costa Rica, Luis Guillermo Solís, cuja gestão é aprovada por apenas 10% da população do país centro-americano.

A reportagem é de Luis Barrucho, publicada por BBC Brasil, 05-10-2016.

O mais popular é o mandatário recentemente reeleito da República Dominicana, Danilo Medina, com 83% de aprovação.

Na terça-feira, dados da pesquisa CNI/Ibope apontaram que apenas 14% da população classificam o governo de Temer como "ótimo ou bom". Já 39% consideram sua gestão como "ruim ou péssima". Os que avaliam o governo como "regular" somam 34%.

Foi a primeira pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde que o peemedebista assumiu oficialmente o cargo, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no final de agosto.

Apesar de baixa, a popularidade de Temer é maior do que a de sua antecessora. Na última pesquisa sobre Dilma feita pelo Ibope, em 30 de março antes, portanto, de seu afastamento temporariamente do cargo em maio 10% da população aprovavam seu governo. Já 69% consideravam sua gestão como "ruim ou péssima".

'Lanterna'

Entre os líderes mais populares das Américas, estão Daniel Ortega (Nicarágua), em segundo, e Rafael Correa (Equador), Jimmy Morales (Guatemala) e Pedro Pablo Kuczynski (Peru), dividindo o terceiro lugar.

Da América do Norte, Justin Trudeau (Canadá) e Barack Obama (Estados Unidos) são bem avaliados por mais da metade da população de seus países, 55% e 52%, respectivamente.

Na vizinha Argentina, Mauricio Macri, que substituiu Cristina Kirchner, tem 43% de aprovação.

Já entre os mais impopulares, estão Horácio Cartes (Paraguai), Michelle Bachelet (Chile), Nicolás Maduro (Venezuela), seguidos por Temer e Solís.

Bachelet, a única mulher do ranking, tem 22% de aprovação, depois de 28 meses de governo. Ela ocupa a Vice-presidência do Chile pela segunda vez.

Popularidade em queda

Segundo a consultoria Mitofsky, a média de popularidade dos líderes do continente americano vem mantendo a tendência gradativa de queda e em 2016 chegou ao valor mais baixo em 12 anos: 41%.

"Neste ano, a queda é explicada pela América do Sul, já que os índices na América Central e Caribe se mantiveram estáveis e nos Estados Unidos e Canadá, aumentaram", afirma o relatório.

Na América do Sul, em um ano, a popularidade média dos governantes caiu de 36% para 33%, aponta o levantamento.

Segundo especialistas, a queda está associada em grande parte à desaceleração da economia.

"Apesar das peculiaridades de cada país, se há um denominador comum, este é o fim do superciclo das commodities, que promoveu um crescimento econômico rápido, viabilizando políticas de transferência de renda e, sobretudo, ampliando a classe média", diz João Augusto Castro Neves, diretor de América Latina da consultoria Eurasia.

"Com essa nova classe média, vieram novas demandas. E, quando a bonança acabou, os governantes se viram pressionados a atendê-las com muito menos recursos. Isso afetou negativamente a popularidade deles", acrescenta.

Castro Neves lembra, contudo, que no Brasil o impacto foi maior não só do ponto de vista econômico, mas político. "A Operação Lava Jato representou, sem dúvida, um forte golpe em toda a classe política".

Comparação internacional

Na comparação com líderes de outros países do mundo, Temer também leva desvantagem.

Segundo o ranking da Mitofsky, o único com popularidade menor do que o peemedebista é o presidente da França, François Hollande. O socialista é aprovado por apenas 12% da população francesa.

O mais popular é o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com 82% de aprovação, seguido pela alemã Angela Merkel (59%), a lituana Dalia Grybauskaite (52%) e a britânica Theresa May (48%).

Leung Chung Ying, de Hong Kong (41%), Matteo Renzi, da Itália (27%), Malcolm Turnbull, da Austrália (38%) e Alexis Tsipras, da Grécia (28%), completam a lista.

Leia mais...

  • Sem pesquisas, fica a dúvida: como está a popularidade de Temer e Dilma?
  • Nem Dilma nem Temer: perfil dos manifestantes em SP foge do senso comum
  • Michel Temer, o presidente que ninguém pediu
  • Dilma: “Temer é coadjuvante, o líder é Cunha”
  • Governo Temer: a economia não salvará a política
  • Operação Lava Jato: comunicação mediada e apelação midiática

Notícias relacionadas

  • Com traições na base aliada e críticas, Temer tem seus dias de Dilma

    Chamado de usurpador e golpista por parte seus opositores, o presidente interino Michel Temer (PMDB) fez algo que a presidente afa[...]

    LER MAIS
  • No Senado, Padilha diz que Desenvolvimento Agrário voltará a ser ministério

    O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi aplaudido hoje (11), ao dizer em audiência pública na Comissão de Agricultura do[...]

    LER MAIS
  • O risco de disrupção na estratégia de aniquilar o PT

    "Além de tirar o PT do poder, os grupos mais conservadores querem banir o partido e tudo o que ele representa. Cabe a reflexão d[...]

    LER MAIS
  • Dilma propõe novas eleições a uma semana do desfecho do impeachment

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados