Relação entre combate à pobreza e alteração dos ecossistemas da Amazônia é discutida

Mais Lidos

  • Na semana do Dia das Mães, a pesquisadora explica como o mercado de trabalho penaliza mulheres chefes de família com filhos e sem cônjuge

    Mães solo e os desafios do cotidiano: dificuldades e vulnerabilidades nos espaços públicos. Entrevista especial com Mariene de Queiroz Ramos

    LER MAIS
  • A bênção chega como um ladrão. Onde está a ruptura entre Roma e Berlim? Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS
  • O que amamos permanece: mãe, fé, afetos. Breve reflexão para cristãos ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

27 Junho 2016

Pesquisadores brasileiros e do Reino Unido estão reunidos em Manaus, até o dia 24, em workshop que analisa as relações entre os mecanismos de combate à pobreza e os estudos de alteração dos ecossistemas da Amazônia.

A reportagem é de Ivânia Vieira, publicada por A Crítica, 21-06-2016.

A pesquisadora Elenise Sherer (PPGSCA-UFAM), uma das coordenadoras dos trabalhos, pelo Brasil, afirma que o encontro deverá resultar em ações de intercâmbios entre instituições professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa do Amazonas e do Reino Unido.

Três eixos de estudos estão sendo tratados nesse workshop: Experiências e reações à pobreza e Mudanças nos Ecossistemas; Governança e mecanismos existentes Lidando com a pobreza dos Atingidos por Riscos ambientais; e Novos sócio-ecológicos e respostas políticas inovadoras. São patrocinadores do ciclo de estudos o British Council, Fundo Newton, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

A pesquisadora Marilene Corrêa da Silva Freitas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, em apresentação no ato de abertura da oficina disse que a ocupação da Amazônia é muito antiga e que “temos, hoje, todos os problemas do passado e do presente, decorrentes da pobreza e da colonização na região”.

Coordenador da atividade pelo Reino Unido, o geográfico Sergei Shubin, da Swansea University, apresentou, no último dia 21, alguns resultados do estudo que realiza no Brasil e na Zâmbia buscando entender o que leva o aumento da pobreza e relações de desflorestamento e pobreza.

O evento está sendo realizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Auditório Rio Negro, setor norte do Campus, e no Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Ufam, setor sul.