Alemanha: Igreja evangélica, pronto o calendário para os 500 anos da Reforma. Wittenberg no centro das iniciativas

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Mai 2016


Está pronto o calendário oficial da Igreja evangélica alemã (Ekd) para os 500 anos da Reforma luterana, simbolicamente feita iniciar aos 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero afixou as 95 teses pelas quais refutava a prática católica das indulgências nas portas da catedral de Wittenberg.

A nota foi publicada por Servizio Informazione Religiosa – SIR, 05-05- 2016. A tradução é de Benno Dischinger.

Uma grande cerimônia se desenvolverá em Berlim no próximo dia 31 de outubro, enquanto aos 20 de maio de 2017 abrirá, em Wittenberg e na região circunstante, uma “exposição mundial da Reforma”, que mostrará os frutos nascidos da Reforma em outras regiões e Igrejas no mundo, mas também na cultura e na sociedade civil. Será preparado um campo para os jovens para que exprimam o que eles compreendem e vivem da Reforma, através da música, do cinema, do culto, da prece e da troca. Aos 24-28 de maio, a tradicional convenção bienal do “Kirchentag” [Dia da Igreja] se desenvolverá contemporaneamente em Berlim, Wittenberg e em outras oito cidades alemãs: será “um Kirchentag a caminho”, com uma conclusão que fará confluir todos a Wittenberg aos 28 de maio.

A Ekd, que se preparou para este aniversário com um percurso de reflexão iniciado em 2008, constituiu uma rede entre 69 cidades da Reforma na Alemanha e na Europa, lugares importantes para a história ou a atualidade do protestantismo. A conclusão das celebrações será aos 31 de outubro de 2017, em nível nacional e internacional, com uma série de cerimônias públicas. Rico é também o calendário ecumênico de manifestações para esta recorrência.