Laudato Si': um guia de leitura. A versão atualizada do Medium

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Março 2016

Laudato Si' é uma encíclica papal sobre o cuidado da casa comum. Foi lançada no dia 18 de junho de 2015. Ela é composta no método “ver, julgar, agir e celebrar”. Está inserida no magistério social da Igreja, mas destina-se a toda a humanidade. Nela encontramos a emergência de uma “nova relação” com todos os seres vivos, que exige um compromisso de todas as pessoas no cuidado responsável e oblativo da “nossa casa comum”.

O Instituto Humanitas Unisinos — IHU apresenta uma versão atualizada do Medium com comentários, análises e prospectivas das convicções fundamentais encontradas na encíclica, confrontando com suas áreas orientadoras do Gênese, Missão e Rotas e com as diversas contribuições estabelecendo as relações necessárias. Esse guia de leitura compõe-se com essas linhas orientadoras:

1. Apresentação geral 

2. Uma inspiração: São Francisco de Assis e o Cântico das Criaturas

3. Francisco e o Diálogo entre ciência e fé

4. Um apelo: “A criação geme em dores de parto”

    Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
    Desmatamento
    Agronegócio
    Agrotóxicos e Crise alimentar
    Crise hídrica e Saneamento Básico
    Transposição do Rio São Francisco
    Energia(s) e Belo Monte
    Mineração e Tragédia de Mariana
    O caso Zika Vírus

5. Laudato Si’ e COP-21: “uma revolução epocal”

6. A raiz antropológica da crise

7. “Guardar a Criação inteira”: teologia, sustentabilidade, direito e ecumenismo

8. Ecologia Integral: “tudo está interligado”

9. Solidariedade universal: ética e espiritualidade

Para acessar o Medium atualizado: clique aqui

Boa aventura!

Por Jéferson Ferreira Rodrigues

 

Fonte: play.google.com
Sobre a ferramenta, na Revista IHU On-line, número 479, Ricardo Machado oferece informações importantes para melhor entendê-la.

O que é o Medium?

Medium é uma plataforma digital de produção e publicação de conteúdo on-line. Com uma linguagem bastante simples e direta, é possível incorporar no conteúdo textos escritos, imagens, vídeos, infográficos. O Medium é aberto e gratuito, podendo ser utilizado por qualquer pessoa conectada à internet.

Como ele funciona?

É muito simples. para criar uma conta basta que o internauta se conecte ao Medium via redes sociais - Twitter ou Facebook - ou crie um login. Uma vez conectado ao medium, basta ir escrevendo e inserindo as imagens ou links de vídeos. Concluído o trabalho, basta publicar e pronto! Seu conteúdo fica disponível em sua página pessoal e no feed de pessoas que lhe seguem.

Interações

Medium permite interações com outras contas, em que trechos do texto podem ser selecionados e comentados, bem como as publicações podem ser "respondidas", em que se pode construir uma nova publicação em resposta a outra já postada.

Como ver outras publicações?

O Medium pode ser divulgado em outras plataformas digitais e em redes sociais, sem que os leitores para isso precisem ter uma conta na plataforma. Para os internautas que têm conta no Medium, pode-se, a exemplo do Twitter, seguir outras contas e acompanhar as histórias no feed de publicações.

Siga o Instituto Humanitas Unisinos-IHU no Medium: clique aqui