Bispos europeus aderem à Oração pela Criação

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 01 Setembro 2015

O Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE), através da seção ‘Cuidado da Criação’ da Comissão Cáritas in Veritate, une-se à iniciativa do Santo Padre Francisco de celebrar um Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação junto com os nossos irmãos ortodoxos.

A reportagem é publicada por Religión Digital, 31-08-2015. A tradução é de André Langer.

Fonte: franciscanos.org.br

O desejo de compartilhar a atenção ao cuidado da Criação junto com a Igreja ortodoxa na Europa foi e segue sendo um tema central nas relações ecumênicas do continente.

Já nas primeiras duas Assembleias Ecumênicas (Basileia 1989 e Graz 1997) o CCEE e a KEK (Conferência das Igrejas Europeias) comprometeram-se a expressar o desejo dos cristãos europeus pela paz, pela justiça e pela defesa da criação. Este desejo foi retomado na Terceira Assembleia Ecumênica Europeia (Sibiu, setembro de 1997) na qual os participantes recomendaram que “o período que vai de 1º de setembro a 4 de outubro seja destinado à oração pelo cuidado da criação e pela promoção de estilos de vida sustentáveis para contribuir para inverter a tendência da mudança climática” (Mensagem Final, 8 de setembro de 1997).

Conscientes de que “a criação só pode ser concebida como um dom que vem das mãos abertas do Pai de todos, como uma realidade iluminada pelo amor que nos chama a uma comunhão universal” (Laudato si’ n. 76) o CCEE convida a todos para acolherem este tempo de oração como uma ocasião para dar uma resposta à responsabilidade para a qual o Senhor chama todos os homens para serem realmente guardiães daquilo que ele nos confiou.

Veja também: