09 Janeiro 2015
O Papa Francisco nomeou nessa quinta-feira o novo secretário da Congregação do Clero: é o sacerdote francês Joël Mercier, 69 anos, atualmente secretário da Congregação para os Bispos. O padre Mercier, que será ordenado bispo, assume o lugar do espanhol Celso Morga Iruzubieta, nomeado em outubro passado arcebispo coadjutor de Mérida-Badajoz.
A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada no sítio Vatican Insider, 08-01-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Mercier nasceu em 1945 perto de Angers, na região francesa de Maine-et-Loire. Foi ordenado padre para a diocese de Angers em 1970. Estudou na faculdade de teologia diocesana e, depois, de 1971 a 1974, na Universidade Gregoriana de Roma. Tendo voltado para a diocese, durante cinco anos prestou serviços na paróquia de St. Joseph. Depois, em 1979, tornou-se capelão dos colégios e das escolas católicas de Angers. De 1987 a 2001, o padre Mercier foi o secretário particular do bispo Jean Pierre Marie Orchampt. A partir dos anos 1980, lecionou na Faculdade de Teologia de Angers e, em 1999, foi nomeado chanceler da diocese.
Em janeiro de 2002, chegou em Roma, na Congregação para os Bispos e, em setembro de 2007, começou a fazer parte da equipe dos formadores do Pontifício Seminário Francês, com sede no coração de Roma, onde estudam seminaristas provenientes de cerca de 20 dioceses da França e jovens sacerdotes que frequentam as universidades pontifícias.
Com essa nomeação, Francisco escolhe um curial que trabalhou por muito tempo distante dos holofotes, dentro de uma das mais importantes Congregações romanas, que tem experiência direta na formação do clero e uma idade tal que lhe permitir permanecer pouco mais do que cinco anos no cargo.
Ele vai trabalhar sob a liderança do cardeal prefeito, Beniamino Stella, e ao lado do outro secretário do dicastério, o arcebispo mexicano Jorge Carlos Patrón Wong, que, desde setembro de 2013, tem a responsabilidade pelos seminários.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Um francês ''formador de sacerdotes'' como novo secretário do Clero - Instituto Humanitas Unisinos - IHU