13 Dezembro 2012
O papa Bento XVI publicou ontem sua primeira mensagem pela rede social Twitter.
"Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via Twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração, vos abençoo a todos", disse o pontífice em sua primeira postagem.
A publicação do papa foi feita às 9h28 no horário de Brasília, depois da audiência pública das quartas-feiras.
A informação é publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 13-12-2012.
Imagens da TV Vaticano davam a impressão de que a primeira tentativa não deu certo. O papa, que ainda escreve seus discursos à mão, parece ter tido dificuldades ao tocar na tela, e o tuíte não foi enviado imediatamente.
Então, ele precisou de uma pequena ajuda dos amigos. O arcebispo dom Claudio Maria Celli mostrou ao pontífice o que fazer.
PERGUNTAS
Segundo o Vaticano, no primeiro dia o papa iria responder a três perguntas. A primeira pergunta e a resposta foram postadas 40 minutos depois da saudação.
"Como podemos viver melhor o Ano da Fé no nosso dia a dia?", foi a questão. "Dialoga com Jesus na oração, escuta Jesus que te fala no Evangelho, encontra Jesus que está presente nas pessoas que passam necessidade", foi a resposta do pontífice.
A segunda pergunta e resposta entraram três horas mais tarde. Um usuário do Twitter perguntou: "Como viver a fé em Jesus Cristo em um mundo sem esperança?".
"Com a certeza de que a pessoa crente nunca está sozinha. Deus é a rocha segura sobre a qual construir a vida, e o seu amor é sempre fiel", respondeu Bento XVI.
Um terceiro internauta pediu, pela rede social, "algumas sugestões para conseguir orar mais quando estamos tão ocupados com as solicitações de trabalho, da família e da sociedade".
Bento XVI, o usuário @pontifex, respondeu: "Oferece tudo o que fazes ao Senhor, pede a sua ajuda em todas as circunstâncias da vida, e lembra-te de que Ele está sempre ao teu lado".
A maioria dos seguidores do pontífice é de língua inglesa, mais de 710 mil, seguidos pelos de língua espanhola, esses mais de 176 mil. Em português, os seguidores do papa já passam de 25 mil.
O bispo de Roma não escreverá diretamente os 140 caracteres - tamanho máximo permitido em cada tuíte.