Incidente em Mônaco: ativistas impedem a passagem do papamóvel

Papa Leão XIV em visita ao Principado de Mônaco. (Foto: Vatican Media)

Mais Lidos

  • Missões 400 anos: “e a Igreja nem tá aí!” Artigo de Frei Luiz Carlos Susin

    LER MAIS
  • Kiev está em chamas. Os russos mobilizam uma força de ataque maciça contra a Ucrânia

    LER MAIS
  • “A decisão é clara: ou um regime desigualitário e depredador, ou a justiça social e a sustentabilidade ecológica". Entrevista com Laura Quintana

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

31 Março 2026

Momento de tensão durante a visita do Papa Leão XIV a Mônaco no sábado: duas mulheres bloquearam o papamóvel, obrigando as forças de segurança a intervir.

A reportagem é publicada por Katholisch, 30-03-2026.

Duas ativistas bloquearam o papamóvel durante a visita do Papa Leão XIV a Mônaco no sábado. Vídeos que circulam online mostram as mulheres pulando na frente do veículo e ajoelhando-se na rua com cartazes. A equipe de segurança do Papa interveio imediatamente, imobilizou as duas mulheres e as acompanhou para fora do local.

Segundo a organização de direitos dos animais PETA, a ação foi direcionada contra as touradas e as possíveis ligações entre círculos da Igreja e tais eventos. O grupo afirmou que queria instar o Papa a condenar claramente essa prática. As touradas são comuns em diversos países e há muito tempo são criticadas por ativistas dos direitos dos animais. Representantes da Igreja Católica expressaram opiniões divergentes sobre o assunto no passado. Já no século XVI, o Papa Pio V condenou tais eventos. O Papa Francisco também enfatizou a responsabilidade da humanidade para com os animais em sua encíclica sobre o meio ambiente.

Conforme noticiado pelo Vatican News, o arcebispo de Mônaco, D. Dominique Marie David, fez uma avaliação positiva ao término da visita do Papa. O dia no principado foi "excepcionalmente rico" e caracterizado por grande intensidade, disse o clérigo, refletindo sobre a viagem de aproximadamente nove horas.

Leia mais