O Papa pede que se respeite “a soberania da Venezuela” e que se “supere a violência”

Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • O intelectual catalão, que é o sociólogo de língua espanhola mais citado no mundo, defende a necessidade de uma maior espiritualidade em tempos de profunda crise

    “O mundo está em processo de autodestruição”. Entrevista com Manuel Castells

    LER MAIS
  • Trump usa a agressão contra a Venezuela para ameaçar os governos das Américas que não se submetem aos EUA

    LER MAIS
  • "É terrível. Trump está sancionando o retorno à lei da selva". Entrevista com Francis Fukuyama

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

05 Janeiro 2026

  • “O bem do querido povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz”

A informação é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 04-01-2025. 

Após o Ângelus e depois de manifestar sua proximidade com os familiares das vítimas fatais em Crans-Montana, Leão XIV mostrou-se “preocupado com a evolução da situação na Venezuela” e afirmou que “o bem do querido povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz”. Por isso, pediu que se respeite “a soberania do país”, a Constituição, assim como “os direitos humanos de todos e de cada um”.

Também defendeu a construção de “um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres da sociedade”. E concluiu convidando à oração e à confiança na intercessão dos santos venezuelanos José Gregorio e irmã Carmen Rendiles.

Santos José Gregorio Hernández e Carmen Rendiles

Queridos irmãos e irmãs, desejo expressar novamente minha proximidade a todos os que sofrem pela tragédia ocorrida em Crans-Montana, na Suíça. Asseguro minhas orações pelos jovens falecidos, por seus entes queridos e familiares. Acompanho com grande preocupação a evolução da situação na Venezuela. O bem do querido povo venezuelano deve prevalecer acima de qualquer outra consideração e levar à superação da violência e ao início de caminhos de justiça e paz, garantindo a soberania do país, assegurando o Estado de Direito inscrito na Constituição, respeitando os direitos humanos e civis de todos e de cada um, e trabalhando para construir juntos um futuro sereno de colaboração, estabilidade e concórdia, com especial atenção aos mais pobres da sociedade. Agradeço a todos os jovens e aos jovens pobres que sofrem em razão da difícil situação econômica. Por isso rezo e os convido a rezar, confiando nossa oração à intercessão de Nossa Senhora de Coromoto e dos santos José Gregorio Hernández e irmã Carmen Rendiles.

Leia mais