24 Outubro 2025
O teólogo católico Gregor Taxacher considera ilógico que apenas humanos possam ir para o céu. A ideia de um paraíso "no qual existam apenas milhões e bilhões de Homo sapiens despertos" é, em sua opinião, muito unilateral e pouco convincente teologicamente, como ele explicou no podcast "Mit Herz und Stellung" (Com Coração e Atitude) da Academia Católica de Dresden e do Herder Korrespondenz. A ideia de que há um lugar para todas as criaturas na vida após a morte não é uma ideia de "ecoteólogos malucos", mas sim de que até Martinho Lutero acreditava firmemente que seu cachorro iria para o céu.
A informação é publicada por Katholisch, 23-10-2025.
"Em vez de vida eterna, eu falaria da criação perfeita. E por que Deus escolheria apenas nós se tudo é criação sua?", disse Taxacher, que leciona no Instituto de Teologia Católica da Universidade Técnica de Dortmund. Após a história da criação, Deus passou dias pensando em como criou as plantas e os animais, e somente no sexto dia criou os humanos. "Será que ele fez tudo isso porque, no fim das contas, estava preocupado apenas com esta espécie? Eu não acredito nisso."
Taxacher criticou as igrejas por frequentemente demonstrarem reticência sobre o tema, às vezes até "quase passivo-agressivas". "A ideia de que podemos ter esperança nos animais, de que eles de alguma forma têm um lugar na perfeição da criação, é frequentemente descartada como completamente ingênua." Ele acredita ser errado descartar a questão do sepultamento de animais de estimação como algo que não deveria ser cristão. Ele também tem a impressão de que a proclamação da vida após a morte pela Igreja "se tornou tão inacreditável porque se tornou tão sublimada".
Leia mais
- Dom Stefan Oster: acredite que os animais amados vão para o céu
- Os animais têm alma? Agora a Igreja também se pergunta isso. Entrevista com Martin Lintner
- Papa Francisco não disse que animais de estimação vão para o céu
- O papa e os animais: ''O paraíso está aberto a todas as criaturas''
- Que lugar os cristãos dão aos animais?
- Por amor aos animais: Ética cristã, ação consistente
- Grupo do Reino Unido promove discussão católica sobre direitos dos animais
- "Eles são como nós, merecem respeito": o desafio dos animais dentro da igreja
- Qual o plano de Deus para os animais? Um tema candente para a teologia. Artigo de Charles C. Camosy
- Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta. Revista IHU On-Line, Nº 532
- O animal como próximo. Artigo de Caetano Sordi. Cadernos IHU ideias, Nº 147