Ana Carolina Alfinito Vieira

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Outubro 2025

Ana Carolina Alfinito Vieira é assessora jurídica na Amazon Watch; Pós-doutoranda na Universidade Federal do Pará; e Pesquisadora na FGV Direito SP. Possui graduação em direito pela Universidade de São Paulo (2008), mestrado em políticas públicas pela Hertie School of Governance (2012) e doutorado em sociologia política pelo Instituto Max Planck para o Estudo de Sociedades (MPIfG), em Colônia (2017).

Foi bolsista de pós-graduação do DAAD e da Sociedade Max Planck e em 2018 recebeu a Medalha Otto Hahn da Sociedade Max Planck pela sua tese de doutorado. Tem experiência em pesquisa em teoria do direito, sociologia jurídica e sociologia política. Atualmente é bolsista de pós-doutorado na FGV Direito SP e consultora da FLACSO/Brasil e do Ministério dos Povos Indígenas, onde desenvolve pesquisas sobre conflitos territoriais e impactos da mineração em terras indígenas.

Desde 2021, atua como assessora jurídica da Amazon Watch, onde coordena o programa de proteção de defensores do território e meio ambiente. Seus interesses de pesquisa se situam na interface entre teoria do direito, sociologia política e filosofia ambiental, explorando especialmente os desafios e transformações do direito na era do Antropoceno, a relação multifacetada entre direito, território e movimentos sociais, e a relação entre o direito e as injustiças produzidas pelo extrativismo.

Eventos do IHU com Ana Carolina Alfinito Vieira