Prof. Dr. Luca Belli

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

02 Outubro 2025

Luca Belli possui doutorado em Direito Público com especialização em governança e regulação da Internet - Université Paris Panthéon-Assas (2014). Atualmente é Professor em tempo integral da Fundação Getúlio Vargas, onde coordena o Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e o projeto CyberBRICS.

Tem experiência na área de Direito e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: governança e regulação da internet, governança e regulação da inteligência artificial, cibersegurança, proteção de dados pessoais e privacidade, acesso à internet. Luca é também membro do Comitê Nacional de Cibersegurança da Presidência da República, editor do International Data Privacy Law Journal da Oxford University Press, membro do Comitê científico da conferência Computers, Privacy and Data Protection (CPDP) e diretor da edição latino-americana da CPDP, a CPDP LatAm, e pesquisador associado no Centro de Direito Público Comparado da Universidade Paris 2.

Antes de se juntar ao CTS-FGV, Luca trabalhou como agente na Unidade sobre Governança da Internet do Conselho da Europa. Luca é autor de mais de 50 publicações científicas que foram citadas, entre outros, pelo Relator Especial da OEA para a Liberdade de Expressão no Relatório sobre Liberdade de Expressão e Internet (2013); pelo Conselho da Europa, para elaborar a Recomendação do Comitê de Ministros sobre a Neutralidade da Rede (2016) e as Boas Práticas sobre Regulação da Moderação de Conteúdo (2021); pelo regulador francês das telecomunicações (ARCEP) em dois relatórios "The State of the Internet" (2018; 2021); pela ANATEL no processo de definição das redes comunitárias (ANATEL, 2020); e publicadas ou citadas por jornais como The Economist, Financial Times, Forbes, Le Monde, BBC, China Today, The Beijing Review, The Hill, O Globo, Folha de São Paulo, Estadão, El Pais, e La Stampa.

Luca é também membro do Board da Global Digital Inclusion Partnership e membro do Steering Committe do Forum for Information and Democracy.

Eventos do IHU com Luca Belli