05 Junho 2024
Sergio Pereira Leite é doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor titular do PPG de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do qual foi coordenador e onde dirige o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) e o Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP). Foi diretor do Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFRRJ entre 2018 e 2021.
Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, em Sociologia no The Graduate Center/ City Universtiy of New York (CUNY), EUA, onde atuou como pesquisador visitante, e em Ciências Sociais no Institut des Hautes Études de lAmérique Latine (IHEAL) da Université Sorbonne Nouvelle, França.
Professor visitante em universidades brasileiras (USP, UFLA, UFRPE e UESC) e internacionais (EHESS e Univ. de Toulouse, na França; UNSAM, na Argentina e UDELAR, no Uruguai), e também como assessor científico de agências de fomento (CAPES, CNPq, Faperj, Fapesp, Fapemat, Funcap, entre outras) e ainda como pesquisador e/ou consultor de organizações não governamentais (Ibase, Inesc, Oxfam Internacional, etc.) e multilaterais (IICA, FAO/ONU). Possui experiência na área de Ciências Sociais, Economia, Sociologia e Política, com ênfase nos campos da Economia Agrária, Sociologia Rural, Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural, Economia Política e Sociologia do Desenvolvimento.
Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: questão agrária brasileira, agricultura familiar, reforma agrária, assentamentos rurais, modernização da agricultura, desenvolvimento rural, políticas públicas para a agricultura, expansão do agronegócio, estrutura fundiária e mercado de terras.
É bolsista do CNPq (Produtividade em Pesquisa) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED). Contemplado com a bolsa Cientista do Nosso Estado, outorgada pela FAPERJ nos períodos 2012-2015, 2016-2019, 2019-2022 e 2023-2025. Membro da Academia da Agricultura da França. Coordenador da equipe brasileira de projeto aprovado no âmbito do Edital CAPES-COFECUB (2013-2015).