24 Agosto 2023
Dawisson Belém Lopes é professor associado de Política Internacional e Comparada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vinculado ao PPG Graduação em Ciência Política como docente permanente. Desde março de 2023, lidera a implantação do Escritório de Governança de Dados Institucionais na UFMG.
Entre 2018 e 2022, foi diretor adjunto de Relações Internacionais da UFMG. Outros vínculos e posições profissionais, presentes ou pretéritos, incluem: acadêmico visitante do Latin American Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2022-2023), SUSI Scholar on Foreign Policy, U.S. Department of State e University of Delaware (Estados Unidos, 2021), Raisina Young Fellow do Observer Research Foundation (Índia, 2017), professor visitante da Université Catholique de Louvain (Bélgica, 2016) e pesquisador visitante do German Institute of Global and Area Studies (Alemanha, 2013).
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, concentra o investimento acadêmico nas áreas de análise de política externa e instituições internacionais. Entre 2016 e 2018, coordenou o GT sobre relações internacionais da América Latina na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). É editor-associado da Revista do CEBRI e conselheiro internacional do British Journal of Politics and International Relations.
Seus pareceres técnicos já foram solicitados por mais de 70 diferentes revistas acadêmicas, editoras universitárias e agências de fomento à pesquisa, no Brasil e no exterior. Publicou/organizou 10 livros, sendo 3 de autoria única e 7 coletâneas, e mais de 3 centenas de artigos em periódicos científicos indexados, capítulos de livros, artigos em veículos de imprensa, papers e resumos em anais de congressos. Ao todo, suas produções acadêmicas foram apresentadas e/ou veiculadas em 30 países.
Dentre seus livros de autoria única, podemos destacar Política externa e democracia no Brasil: ensaio de interpretação histórica (Unesp, 2013) e A ONU entre o passado e o futuro: a política da autoridade (Appris, 2012).
Realizou comunicações sobre temas internacionais a convite dos governos de Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Portugal, Uruguai e Brasil, além da ONU e de diversas universidades ao redor do mundo: University of Oxford (Reino Unido), University of Cambridge (Reino Unido), University of Birmingham (Reino Unido), University of Warwick (Reino Unido), George Washington University (EUA), University of Delaware (EUA), Tsinghua University (China), Renmin University of China (China), Ritsumeikan Asia-Pacific University (Japão), Altinbas University (Turquia), Université Catholique de Louvain (Bélgica), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade de Lisboa (Portugal), Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), Universidad Nacional de Rosario (Argentina) e Universidad Nacional de Asunción (Paraguai), entre outras.
Concluiu, até março de 2023, 9 orientações de doutorado e 10 de mestrado; no momento, conduz 5 orientações de doutorado, 2 de mestrado e 2 supervisões de estágio pós-doutoral. Recebeu da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em 2018, o prêmio Olavo Brasil de Lima Jr. pelo 2º melhor artigo em Ciência Política publicado no biênio 2016-2018.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Prof. Dr. Dawisson Belém Lopes - Instituto Humanitas Unisinos - IHU