Dom Víctor Fernández: três palavras para entender os desafios de Aparecida hoje

Víctor Manuel Fernández. (Foto: Reprodução)

Mais Lidos

  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Os algoritmos ampliam a desigualdade: as redes sociais determinam a polarização política

    LER MAIS
  • “Os discursos dos feminismos ecoterritoriais questionam uma estrutura de poder na qual não se quer tocar”. Entrevista com Yayo Herrero

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Julho 2023

Qual é a mensagem de Aparecida para a Igreja latino-americana e caribenha hoje? Dom Víctor Manuel Fernández respondeu a esta pergunta, proposta pelo Centro de Gestão do Conhecimento do Celam, por ocasião do 15º aniversário da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, evocando três palavras ou “grandes acentos” que “aparecem centenas de vezes ao longo do documento”: missão, discipulado e vida.

A reportagem é de Oscar Elizalde, publicada por Celam, 04-07-2023. 

Um chamado para a missão

“Antes de tudo, Aparecida clama por uma missão”, comenta Dom Víctor, lembrando que “chegou a hora de uma nova e generosa missão, ir em busca, ir em busca, deixar de esperar, deixar de estar confortável”.

Este “sair” sem dúvida evoca o “sair da Igreja” promovido pelo Papa Francisco e implica abrir-se à criatividade não espiritual. “Saindo o Espírito Santo, mostra-nos os seus caminhos, os seus caminhos novos” encoraja o prelado.

Uma missão para a qual Aparecida convida os temores a ver com “o anúncio de Cristo, ou Senhor que ama, que salva, que está vivo (…). Este é o nosso grande anúncio, este é o nosso presente mais precioso, este é o nosso tesouro”, explica Dom Víctor. É, portanto, “uma missão centrada neste grande anúncio, e não noutras coisas”, porque é essencial “provocar uma experiência. E este é um ponto chave do Papa Francisco, provocar, provocar uma experiência. Sem experiência, tudo ou mais é um castelo de letras”.

O caminho do discipulado

Um segundo resultado fundamental da mensagem de Aparecida é o caminho do discipulado, porque quem vive a experiência da missão “entra num caminho de crescimento, amadurecimento e profundidade” como discípulo.

É, portanto, um processo que deve ser gerado e que está sempre atualizado: não expira sem limites, porque, como explica Dom Víctor, "este é o caminho do discípulo, que é discípulo em toda a sua vida, sem limite de idade, mesmo que seja bispo ou tenha feito 10 doutorados". Para todos que já foram batizados, é imperativo "continuar buscando a Cristo, continuar crescendo em união com Ele".

Vida plena

“A terceira palavra [chave] de Aparecida é 'vida', porque uma missão, ou encontro com Cristo, produz vida, ajuda a viver melhor”, afirmou Dom Víctor. “E aqui reaparece um grande tema do episcopado latino-americano, é a íntima relação entre a evangelização e a promoção das pessoas, a promoção humana”, acrescenta o teólogo argentino.

“Queremos que aquelas pessoas que encontram Cristo vivam plenamente, integralmente, porque nos dói que as pessoas vivam na pobreza, no abandono. Queremos uma vida plena para todos”, concluiu o prelado.

Leia mais